segunda-feira, 30 de abril de 2018

Receber dinheiro por respirar?


Eis que o episódio 2 da primeira temporada de Black Mirror chega á nossa realidade. Neste episódio a maioria da sociedade deve pedalar bicicletas de exercícios para produzir electricidade e ganhar moedas virtuais, chamadas de "Méritos".

Aldric Négrier, engenheiro de telecomunicações, teve a ideia de criar um protótipo de uma plataforma rotativa que facilita a prática de meditação. E como funciona esta plataforma? Basicamente as pessoas sentam-se em cima da plataforma e esta faz terapia de cores interativa, o que permite que as pessoas quando chegam cansadas e stressadas do trabalho a casa, possam facilmente se distrair com as cores e entrar mais facilmente no estado de meditação.
Como esta plataforma tem um custo elevado para o consumidor final, então, Aldric Négrier, teve, também, a ideia de criar um sensor que reconhece que a pessoa está a meditar e que posteriormente recompensa este esforço através de moedas virtuais que podem ser trocadas por bitcoins ou por dólares. E, como funciona este sensor? “Em termos práticos vamos ter à venda um sensor que se coloca ao peito ou na barriga, embora seja completamente indiferente no que diz respeito à funcionalidade. Este sensor deteta a postura da pessoa — se está sentada, deitada, de pé, inclinada, de lado — e, numa primeira fase, deteta, ao inspirar e ao expirar, a extensão do tórax. Esta é a primeira diferença: a maior parte dos sensores mede o ritmo cardíaco, mas quase nenhum mede o esforço respiratório”

Assim, através da utilização deste kit, o ZenVow, que incentiva a prática da meditação, o consumidor pode sentir-se mais estimulado e tentado a respirar e a descontrair.

O que acham desta iniciativa? Acham que a longo prazo poderá ser rentável?

Para mais informaçao consultar: ZenVow

1 comentário:

  1. Após a leitura do texto acredito sim que esta iniciativa possa vir a ser rentável. Se analisarmos o dia-a-dia atual das pessoas vemos como os dias são estressantes com pressões no trabalho, no estudo, com o cuidado da família e diversos outros problemas ou coisas a resolver.
    Desta forma, pode existir um incentivo natural a utilização de uma plataforma que faça com que o corpo e a mente relaxe livrando o indivíduo do estresse do dia a dia. E se ainda houver um incentivo financeiro por simplesmente utilizar uma plataforma em que nos mantem com uma boa respiração e nos descontrai com a meditação é possível, sim, que esta prática torne-se rentável.

    ResponderEliminar