quarta-feira, 30 de maio de 2018

Super ansiosos para o dia mais triste do próximo ano?


Resultado de imagem para campanha blue monday



Blue Mondays

A história da "blue monday", geralmente a terceira segunda-feira de janeiro, começou em 2005 com uma campanha de marketing da empresa de viagens Sky Travel, que afirmava ter uma equação, devidamente estudada por um professor catedrático de Cardiff, Cliff Arnall, que permitia calcular a data exata do dia mais deprimente de cada ano.

A fórmula usava muitos fatores, incluindo: condições climáticas, nível da dívida (a diferença entre a dívida acumulada e a capacidade de pagamento), o tempo passado desde o Natal, o tempo desde a falha das resoluções do ano novo, níveis baixos de motivação e a sensação de necessidade de agir e o stress que isso provoca. As unidades de medida não estavam bem definidas e rapidamente a comunidade científica se apressou a desmentir a teoria e o currículo do professor Arnall.

Fórmula: [W + (D-d)] x TQ/M x NA

No caso, "W" corresponde ao estado do tempo, "D" à dívida acumulada, "d" ao salário do mês, "T" é relativo aos dias desde o Natal, "Q" são os dias que passaram desde o último fracasso (está relacionado com as resoluções de Ano Novo), "M" é a motivação geral e "NA" a necessidade de mudança.

Apesar da descrença científica em que caiu, o marketing aproveitou o filão para celebrar este dia internacionalmente com uma série de campanhas que oferecem possibilidades de felicidade: saldos em viagens para locais paradisíacos, bolos, chocolates, massagens, bebidas alcoólicas e aulas em ginásios.
Desta forma, as marcas encontraram uma oportunidade de captar um maior interesse por parte dos consumidores pelos seus produtos/serviços, utilizando o Storytelling para esse efeito. Ao apelar às emoções dos consumidores e gerando engagement com os mesmos alcançam um maior entusiasmo pela marca.

Alguns exemplos:




Outro exemplo foi o site de Turismo das Ilhas Canárias que foi mais além e realizou um vídeo protagonizado pelo autor da fórmula onde este garantia que aquele dia não deveria ser o mais triste do ano e que o azul da campanha podia ser interpretado não pela negativa, mas sim pelos exemplos positivos da cor azul como as próprias belas paisagens azuis das Ilhas. Ainda criaram um hashtag de STOP BLUE MONDAY, and save de blue, como podemos ver nos vídeos seguintes. Criaram também um site para esse efeito: http://stopbluemonday.com/.



Em suma, certamente outras Marcas irão aderir a este modo de Marketing e em 2019 apresentar outras campanhas e promoções que certamente nós podemos aproveitar.
Assim arrisco-me a perguntar, estão super ansiosos pelo dia mais triste do próximo ano?? :)

Fontes: https://www.jn.pt/artes/interior/blue-monday-hoje-e-o-dia-mais-triste-do-ano-9048549.html
https://www.tsf.pt/sociedade/interior/hoje-e-o-dia-mais-deprimente-do-ano-ou-nao-4985619.html
http://stopbluemonday.com/

1 comentário:

  1. Olá Cátia! Curioso, desconhecia completamente que existia o dia mais triste do ano!

    Ainda assim, concordo que estas estretégias de marketing são excelentes para aumentar o consumo e despertar, no consumidor, uma necessidade de poder convertê-lo num dias mais felizes do ano. Para tal, conta não só com uma das vertentes do marketing mix como conta com uma das melhores técnicas de sempre para poder fazê-lo: o storytelling. Mais do que campanhas criativas, o storytelling permite envolver o consumidor numa história que ele certamente vai querer fazer parte também!

    Estou feliz por não fazer o aniversário no dia mais deprimente do ano mas com certeza, como também este post se reveste numa storytelling, não esquecerei mais este dia!

    bem haja!

    ResponderEliminar