quarta-feira, 30 de maio de 2018

Donate Blood - A Ferramenta do Facebook para Incentivar Doações de Sangue

O Facebook é uma das redes sociais de maior potencial para viralizar uma notícia ou informação, por concentrar diversos segmentos de utilizadores de várias partes do mundo, o conteúdo disponibilizado ali tem pode de ter um grande alcance.

A divulgação das correntes de ajuda para determinados grupos são bastante comuns nesse tipo de rede social, aliado com outras plataformas de crowdfunding para arrecadação de dinheiro e alimentos, por exemplo.

Essas "correntes do bem" acontecem também nos casos de doação de sangue, uma vez que o baixo estoque de bolsas de sangue é um problema comum em diversos países. A situação é semelhantes em vários sítios, muitas pessoas gostariam de doar, entretanto não tem acesso a informação e acabam desistindo da ação.

O Facebook percebeu esse perfil de comportamento dos seus utilizadores, que criam "Correntes do Bem" através da plataforma para conseguir doadores de sangue, e em outubro de 2017 lançou a sua ferramenta Donate Blood. O primeiro país a ter acesso ao Donate Blood foi a Índia, em seguida do Paquistão e Bangladesh, atualmente a ferramenta possui mais de 8 milhões de doadores registrados. Recentemente, a ferramenta foi disponibilizada no Brasil.

O acesso da ferramenta é bem simples e permite que qualquer utilizador do Facebook se cadastre como doador de sangue. O cadastro é rápido e fácil, basta o usuário dizer o seu tipo de sangue (caso saiba) e informar se já doou sangue anteriormente, ou não. Após o cadastro, sempre que houver campanhas de doações de sangue nas proximidades, ele será notificado pelo Facebook.


As campanhas podem ser iniciadas por Bancos de Sangue, Hospitais e até mesmo outras pessoas. Há um tipo de postagem especial para a solicitação de doação, com algumas informações específicas que ajudem os utilizadores cadastrados a saber mais da campanha ou da demanda.

Após a solicitação, o Facebook notifica todos os doadores cadastrados naquela região. Outro ponto importante da ferramenta, é que se os doadores desejarem eles podem entrar em contato com o solicitante por meio do Messenger, WhatsApp ou ligação telefônica.


Em um momento em que o Facebook é utilizado por muitas pessoas como uma forma de divulgar notícias falsas, ferramentas como essa nos dão esperanças de que a comunicação via redes sociais podem ajudar muitas pessoas.

Fonte:
https://canaltech.com.br/redes-sociais/facebook-anuncia-ferramenta-para-incentivar-doacao-de-sangue-no-brasil-114426/
https://newsroom.fb.com/news/2017/09/blood-donations-in-india/
https://techcrunch.com/2017/09/27/bloodbook/?guccounter=1

Sem comentários:

Enviar um comentário