segunda-feira, 15 de abril de 2019

Winter is Coming

A última temporada da série Game of Thrones (GoT) acaba de estrear e já promete tornar-se no maior evento televisivo de 2019. No ar desde 2011, a série - uma das mais pirateadas de sempre - tem batido sucessivos recordes de audiência, muito por via de um excelente storytelling e de todo o hype provocado, sobretudo online, já que praticamente qualquer conteúdo partilhado se torna viral.


Os trailers têm particular impacto, sendo que o teaser da oitava e última temporada bateu todos os recordes, com mais de 81 milhões de visualizações no YouTube, Facebook e Twitter nas 24h que se seguiram ao seu lançamento. Nestas duas últimas redes sociais, a série atinge em média 2,56 milhões de interações por episódio. Todas as publicações têm respostas e partilhas na casa dos milhares. A série cria também muitos testes de trivia e quizzes baseados na história, cujos resultados podem posteriormente ser partilhados pelos utilizadores. Existe uma quantidade astronómica de contas de Facebook, Twitter, Instagram, fóruns e blogs dedicados a praticamente a tudo o que for possível imaginar relacionado com a série. A diversidade de páginas e o elevado número de seguidores são impulsionados pela pertença à tribo GoT. O público quer estar perto da série, obter mais conteúdo, estar a par das últimas novidades e discutir aquilo que acontece na história. Há uma relação de interação com o programa e com outros fãs da série, seja online ou offline. Em alguns círculos, é imperativo ver os episódios mal saem para estar atualizado, e mesmo no decorrer do episódio, estão constantemente a ser partilhados conteúdos e opiniões. Há mesmo quem recorra a algoritmos e machine learning para calcular a probabilidade de sobrevivência ou morte das personagens da série nesta última temporada.


Como tal, não é de estranhar que muitas marcas se posicionem de forma a aproveitar o sucesso da série para se promoverem...até mesmo a Marinha portuguesa! Seguem alguns exemplos partilhados pela página Game of Thrones (Portugal) no Facebook. Se houvesse publicidade em Westeros, seria algo assim... Enjoy e boa Páscoa para todos!






Fontes:
https://www.facebook.com/Game.O.Thrones.Portugal/

Sem comentários:

Enviar um comentário