domingo, 19 de maio de 2019

Advergaming


O termo advergaming junta as palavras “advertisement” (traduzido como publicidade) e “gaming” (referindo-se ao mundo dos jogos digitais), e refere-se ao mecanismo através do qual as marcas podem promover os seus produtos através da sua inclusão num jogo, o que traz vantagens, sobretudo em termos de brand awareness. Estes jogos (que são, inclusive, muitas vezes gratuitos) não têm em si, na maior parte dos casos, um intuito comercial por si só; trata-se, antes, de uma tentativa de incrementar as vendas dos produtos da marca, através de uma técnica de promoção.

No âmbito do advergaming, as Marcas poderão optar por uma de duas opções:
- in-game advertising, em que se insere uma dada marca num jogo cujo objetivo não é, pelo menos exclusivamente, divulgar a marca. Aqui, pode citar-se, como exemplo, a existência de um restaurante KFC no jogo “Crazy Taxi”;



- advergaming, quando o jogo é criado com o intuito exclusivo de divulgação da marca ou de um produto em específico – como é o caso do jogo “Angriest Whopper”, criado pela Burger King em parceria com a Gamewheel, que teve uma média de CTR de 40,24%.


Um estudo realizado pela Remark- Revista Brasileira de Marketing, que analisou uma amostra de 165 estudantes universitários que tiveram contacto com jogos criados pela plataforma GameSalad, concluiu que entre as duas opções supracitadas não houve diferenças significativas quanto ao seu impacto positivo. Contudo, a opção pelo advergame, permite que o utilizador tenha maior lembrança e recordação da marca, o que é fundamental nas decisões de compra.

A opção pelo advergaming é encarada como uma forma mais orgânica de apresentar uma dada marca, associando-a a momentos de laser e descompressão, bastante diferente da imposição de anúncios publicitários intrusivos, nos media tradicionais ou nas redes sociais. A interatividade do utilizador com a Marca é uma das características essenciais da era digital em que vivemos, e o advergaming cumpre esse objetivo, aumentando o engagement. Numa altura em que a atenção dos consumidores é extremamente difícil de conseguir, a criação de um jogo capaz de entreter o utilizador tem o potencial de criar contacto duradouro com a Marca. Além disso, muitos destes jogos incluem funcionalidades como chat ou multiplayer, o que serve para aumentar o alcance dos mesmos. Por todas estas características, o advergaming é, hoje, uma das maiores modas do Mundo Digital.

Fontes:
http://advergamingtoday.blogspot.com/2006/03/types-of-advergames.html
https://appsamurai.com/everything-you-should-know-about-advergaming/
https://blog.printsome.com/advergaming-what-it-is-and-how-small-companies-can-use-it/
file:///Users/nunosantos/Downloads/3534-15669-2-PB.pdf
https://www.quora.com/What-are-some-good-examples-of-Advergaming

1 comentário:

  1. Isto é um assunto bastante interessante. O investimento que existe no gaming é cada vez maior, vemos jogos com qualidade e jogabilidade excelentes, criando mais possibilidades para fazer o advertising no próprio jogo .
    Parabéns Nuno Santos.

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