sexta-feira, 31 de maio de 2019

Esteriótipos? A Heineken resolve

A Heineken é sem dúvida uma marca que se destaca pelas suas campanhas, mas com a ação “The Cliché” (2016) superou as expectativas devido à viralidade desta campanha no Brasil.

A campanha baseou-se no convite que foi feito a três homens para irem ver a final da UEFA Champions League. Contudo, para que eles pudessem participar do evento, tinham de, em primeiro lugar, convencer as namoradas de que lhes estavam a dar um presente, que consistia num fim de semana num spa, com o intuito de irem sozinhos ao estádio.
Para surpresa dos jovens (e dos espectadores), que estavam no estádio e que achavam que as namoradas estavam num spa, foi apresentado um vídeo no ecrã do estádio onde apareciam as namoradas todas juntas a agradecer o presente, que na verdade eram bilhetes para irem à final em Milão. Eles ficaram espantados porque não sabiam do que se estava a passar e simultaneamente apareceu a frase “Já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?” (para quebrar com os estereótipos).

Veja aqui o vídeo:



Assim, a marca quebrou diversos padrões de estereótipos, principalmente, para os homens por mentirem às namoradas e por acharem que as mulheres não gostam de futebol, o que causou um enorme tráfego em torno deste vídeo nas redes sociais.

Os resultados da campanha a curto prazo foram incríveis. O vídeo que foi publicado no Facebook da marca Heineken tornou-se viral de tal forma, que ao fim de dezoito horas já possuía 4 milhões de visualizações e imensos comentários sobretudo por parte de mulheres que adoraram a ideia da marca não seguir estereótipos.


Este foi sem dúvida um caso de marketing viral em que a campanha se salientou por: ser emocional e engraçada; por envolver o público-alvo numa história, que está a ser contada, fazendo assim com que as pessoas se identifiquem; por explorar motivações e comportamentos comuns e por utilizar redes de comunicação que lhe permitiram a enorme visibilidade da ação.

Fontes:

2 comentários:

  1. Incrível. As marcas têm de ser cada vez mais originais para conseguirem ficar na mente do consumidor. Nada como histórias reais.

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar desta campanha, mas achei genial. Incrível o poder de uma boa ideia!!!

    ResponderEliminar