quinta-feira, 30 de maio de 2019

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DA POLICIA DE SEGURANÇA PUBLICA



É bem sabido que a segurança é um direito fundamental da pessoa humana, mas também é um fator de extrema importância para o setor da economia e do turismo.
As tecnologias de informação e de comunicação tomaram conta do quotidiano de uma larga maioria das pessoas, atravessando todas as gerações, tendo invadido as nossas casas, locais de trabalho e de lazer.
 A polícia de segurança Pública atenta a este fenómeno, implementou uma estratégia de comunicação e de promoção da sua imagem institucional, não apenas para aumentar a proximidade ao cidadão, mas também para elevar a qualidade do serviço prestado.



Nesse sentido, a PSP é um caso de sucesso na utilização das mais conhecidas redes sociais, nomeadamente o Facebook, recorrendo a uma comunicação formal sobre o que se vai fazendo no dia-a-dia, intercalando, com algum risco, a pitadas de humor inteligente, este direcionado às camadas mais jovens para quem os conteúdos necessitam de ser mais impactantes e divertidos.

  



A estratégia de comunicação e do marketing digital PSP assenta em três pilares fundamentais: 
  • Relevância, 
  • Criatividade e 
  • Disrupção.
A PSP considera que existem duas formas de operacionalizar estes três conceitos. Ou se fazem campanhas previamente pensadas em épocas específicas do ano (como campanhas relacionadas com o Natal e com a Páscoa); ou se fazem posts não-pensados que seguem os trending topics do momento como ilustram as várias publicações aqui inseridas.


Cerca de 70% do que é publicado no Facebook é sério e pouco criativo, como informações sobre rusgas e estatísticas, por exemplo. No entanto, os outros 30% chamam mais à atenção precisamente porque geram mais engagement, em especial com os mais jovens.


Um dado curioso assenta no facto da PSP ser a terceira força policial do mundo com mais likes no Facebook (669.700), suplantada apenas pela NYPD (806.000) e pela Policía Nacional de los Colombianos (1.600.000). Tal facto, apenas se justifica pela densidade populacional dos países aos quais essas Polícias pertencem (EUA e Colômbia, respectivamente), e não tanto com a criatividade ou awareness dos posts.





Fontes:
https://van.pt/estrategia-digital-psp-redes-sociais/


https://www.noticiasmagazine.pt/2016/quem-e-que-gere-o-facebook-da-psp/

1 comentário:

  1. A comunicação e as suas estratégias é algo de fundamental para a vivência em sociedade. É muito importante estabelecer uma boa relação entre as entidades e os seus diferentes públicos. Caso concreto, é a comunicação da Policia de Segura Pública que adoptou, implementou e promove uma comunicação de proximidade ao cidadão que tem sido um caso de sucesso.

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