quarta-feira, 29 de maio de 2019

Marketing da série Game of Thrones

Após 20 meses de espera, a última temporada da série Game of Thrones chegou. Esta é considerada das melhores séries existentes e tem milhões de fãs por todo o mundo. Portanto, aquando anunciada a estreia da data de regresso os fãs trataram de divulgar e espalhar em todas as redes sociais.
O Marketing que aqui temos é o buzz marketing, que consiste numa estratégia que cria a transmissão da informação de forma a criar engagment com o objetivo de as pessoas conhecerem a marca, neste caso, a série. Neste caso, é preciso pedir a influenciadores para anunciar a marca (mesmo que também seja uma das muitas estratégias praticadas pela série) os fãs da série espalham a informação sem custos adicionais para a marca.
Para incentivar este tipo de marketing houve muitas manobras feitas pela marca que mantiveram a "chama" viva durante o tempo de espera. Um dos exemplos do marketing feito entre as últimas temporadas foi no intervalo da Super Bowl LIII num anúncio feito a uma marca de cerveja americana, Bud Light:



Outros exemplos foram o "Game of Thrones Live Concert Experience" e o uso de influenciadores para encorajar os fãs a rever a série para estarem preparados para a última temporada. 
Estes exemplos puseram Game of Thrones na boca do mundo de novo, que era o seu objetivo, ao criar suspense, mistério que despertou interesse nas pessoas e permitiu que elas próprias divulgassem.


Nestas fotos podemos ver como a série tem imensa divulgação não oficial, existem 11,8 milhões de publicações feitas com o hashtag game of thrones e de todas as imensas páginas da série apenas a primeira é oficial. Tudo o que acontece sobre a série, tanto anúncios sobre a série como comentários aos episódios, é publicado pelos fãs e permite que chegue ao mundo muito mais facilmente. A marca só tem a ganhar com este tipo de marketing, pois para o bem ou para o mal, estão sempre na boca do mundo e permite sem gastos ganhar visualizadores. 

2 comentários:

  1. O Buzz marketing e o marketing viral são uma “evolução" do word-of-mouth.
    Com a evolução dos meios de informação, esta técnica tem agora uma dimensão e importância maior, com a popularização da web, com as redes sociais, blogs, etc, o que uma pessoa diz nos EUA sobre uma marca pode ser lido sem dificuldade nenhuma no mundo inteiro!
    Esta tem vindo a provar-se ser uma excelente estratégia de marketing, que sem grandes gastos consegue atingir milhões de utilizadores. Criam-se motivos para que a marca se torne o assunto preferido entre os utilizadores. Esta publicação é um bom exemplo disso mesmo.
    As vantagens parecem ser várias: é uma estratégia eficiente, económica, rápida divulgação é possível promover o produto sem estar associado a uma estratégia comercial.
    Por outro lado, não é possível o controlo na divulgação, existindo sempre o risco da mensagem ser distorcida e de funcionar em sentido oposto ao pretendido.

    ResponderEliminar
  2. Os produtores de Game Of Thrones utilizaram a série para algumas situações de product placement muito duvidosas (ex: copo de starbucks - ou alguém acredita que isto foi acidental e de repente aparece na internet), contudo não sou da opinião que existe um marketing viral, mas sim um marketing de guerrilha.

    ResponderEliminar