terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Redes sociais: tudo uma questão de perspetiva


Resultado de imagem para influencer natalia taylor

Apesar dos influencers não serem um fenómeno novo, cada vez mais influenciam as decisões e os comportamentos dos seus seguidores. Desta forma, muitas marcas optam pelos influencers para patrocinar os seus produtos e/ou serviços, em vez de recorrerem aos métodos publicitários tradicionais. Porém, nem tudo o que é publicado por estes corresponde à realidade. A fim de alcançarem um certo estatuto e obterem produtos gratuitos, acabam por falsificar detalhes da sua vida aos seguidores.

A influencer Natalia Taylor, com mais de 330 mil seguidores no Instagram, quis mostrar aos seus seguidores que, no mundo digital, nem tudo é o que parece. A influencer publicou fotos da sua viagem a Bali, na Indonésia, onde parecia estar num hotel de luxo. No entanto, estas fotografias foram, na verdade, tiradas no IKEA e, posteriormente, editadas. Apesar de Natalia deixar algumas dicas aos seus seguidores (etiquetas dos preços nas fotografias), não foram suficientes para estes desconfiarem. Pelo contrário, estes fizeram comentários bastante positivos ("our Bali princess"; "queen"; "you look gorgeous").

No vídeo abaixo, a influencer revelou aos seus seguidores que todas as fotografias foram tiradas numa das lojas do IKEA e, alertou-os para o facto que muitos influencers fingem ser alguém que não são e, por isso, não devemos acreditar em tudo o que eles publicam.


Fontes:
https://www.instagram.com/natalia__taylor/?hl=pt https://www.youtube.com/channel/UCU43ycQOMjUUNVEzyNJoPsw https://sicnoticias.pt/mundo/2020-02-24-Youtuber-finge-estar-de-ferias-em-Bali-com-imagens-tiradas-no-IKEA

2 comentários:

  1. Olá Inês! Bem vinda ao blogue e parabéns por ser uma das primeiras participações! Não conhecia este caso...mas ilustra bem que às vezes a confiança desmedida da nova geração de consumidores na opinião de influenciadores ou mesmo de completos estranhos nas redes sociais pode resultar em fraudes e enganos. Este caso foi relativamente inofensivo e "bem" intencionado, mas como vimos nas aulas há casos com consequências bem mais graves…!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Inês!
    Este caso é mais uma prova de que as redes sociais têm, sem dúvida, um impacto enorme na sociedade e que conseguem distorcer bastante a realidade dos factos. Em alguns casos, esta "distorção", pode gerar consequências graves. Efetivamente, as chamadas "Fake News" são um problema cada vez maior, pois vivemos numa sociedade onde a propagação das noticias acontece a um ritmo bastante acelerado. De forma a tentar minimizar estes acontecimentos, 3 jovens estudantes do curso de bioengenharia da FEUP, criaram uma app "TruCheck". Esta app pode ser usada no telemóvel para avaliar rapidamente se uma notícia é verdadeira ou falsa. Esperemos que esta consiga combater os casos de noticias falsas.

    ResponderEliminar