quinta-feira, 16 de abril de 2020

O efeito do Coronavírus no Marketing Digital

Com a evolução do Covid-19 cada vez mais países estão a estabelecer quarentena ou outras medidas sanitárias.
A internet tornou-se, portanto, um dos meios mais efetivos para manter contato com amigos e familiares. Além disso, como muitas empresas estão adotar métodos de trabalho em casa, que passa por estar conectado na Internet.
Segundo estudo apresentado pela CloudFlare dia 13 de março, quando o presidente dos Estados Unidos anunciou um estado de emergência para o país, pouco tempo depois o tráfego subiu para 20%, comparado com o habitual, aumento que tem sido significativo e visível em vários países.

Ficamos aqui com um post da EPT Marketing que sintetiza o efeito do Coronavírus no Marketing Digital analisando 4 fatores chave, comportamento do consumidor, poder de compra, utilizadores ativos e a concorrência.

Assim podemos concluir que o poder compra está diminuir face ao fecho/supensão (lay-off) de empresas que por consequência não permitem aos seus colaboradores ter poder económico. A oferta está a aumentar, pois os utilizadores ativos estão a aumentar, as pessoas tem mais tempo disponível, navegam mais na internet o que proporciona custos mais baixos pelos anúncios. O mesmo acontece com as empresas que com esta nova realidade aumentam a sua oferta, melhoram e investem em presença online.

Fontes: 
https://www.agenciamestre.com/marketing-digital/impacto-do-coronavirus-na-economia-mundial/
https://www.linkedin.com/in/ept-marketing-36737019a/detail/recent-activity/

1 comentário:

  1. Olá, Ana!
    De facto nota-se bastante o aumento do tráfego na internet. Lembro-me que no início do surto e quando os países começaram a decretar estado de emergência várias plataformas, como a Netflix, baixaram a qualidade para conseguirem responder a todos os consumidores de igual forma.
    Sobre a questão dos anúncios já é mesmo percetível que as empresas reduziram a sua aposta nessa vertente do marketing, várias influencers já abordaram esse tópico que teve impacto nos seus rendimentos.
    No entanto, de forma geral, o que seríamos nós, nos tempos que correm, e o nosso quotidiano, sem o poder do digital e o que ele nos proporciona? Acho que temos mesmo de ser gratos pela facilidade, dentro do possível com que conseguimos prosseguir com a nossa vida.

    ResponderEliminar