sábado, 16 de maio de 2020

Quando o Bruno Nogueira fez o Natal em Maio....

Durante aproximadamente dois meses o Bruno Nogueira fez companhia a vários portugueses durante as 23h - 1h com diretos no instagram. Algo que pode parecer tão simples tornou-se numa sensação nacional, e por essa razão quando esta semana anunciou que seria o fim do seu programa surgiu a ideia de quem visse este direto colocasse luzes de natal na sua janela, o que levou à frase "Hoje é Natal". Esta imagem correu Portugal e acredito que não fui a única que fui invadida por publicações de Natal esta sexta-feira. 



No entanto, o que me fez escrever este post foi o facto de uma empresa como a Zomato colocar uma publicação alusiva ao Natal. A Zomato compreende quem é o seu nicho de mercado, o que eles vêm, do que é que eles falam, e ao fazer uma publicação como esta acredito que se inseriu no assunto do momento. E como já foi tantas vezes falado nas nossas aulas, o marketing já não passa só por anunciar que as marcas  existem e que têm aquele produto e/ou serviço, mas sim por criar uma comunidade, por se inserirem na vida dos consumidores como um "amigo" que também vê o mesmo que eu vejo e que também acha piada ao que eu acho piada.



2 comentários:

  1. Olá Mariana!
    Confesso que acompanhei os diretos do Bruno Nogueira desde o primeiro dia e, por isso, dia 15 de maio foi novamente Natal para mim! No entanto, não tinha vista a publicação do Zomato. Tal como disseste, só mostra como conhece bem o público utilizador da sua aplicação/ website, os seus interesses e os temas do "momento". Foi uma publicação muito pertinente, com a qual muita gente se deve ter identificado e, desta forma, permitiu fortalecer a ligação "emocional" com a marca Zomato e, possivelmente, as recomendações aos amigos (que também se identificavam com o post) para a utilizarem no futuro!

    ResponderEliminar
  2. Olá Mariana!
    Ao longo da quarentena também fui assistindo aos diretos do Bruno Nogueira, não fui 100% assídua, mas na grande maioria assisti. Foi muito impressionante a dimensão que o "programa" atingiu, algo simples como um direto usando a plataforma Instagram, sem grandes adereços e cenários conseguiu atingir um grande número de visualizações. Para além disso, eram inúmeros os comentários nas redes sociais sobre o assunto. Realmente, este último episódio demonstrou esse grande alcance, e confesso que fiquei estupefacta com todo o apoio que se via nas ruas de Lisboa. Em relação à adesão das marcas vi também o post da Sephora que também entrou em época natalícia, fazendo alusão ao conceito criado. É mais um caso que demonstra o que refletiste no teu post, o conhecimento que a marca tem dos seus consumidores e do que está a ser popular no momento.

    ResponderEliminar