sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

A arte do meme marketing

Com o aparecimento dos ad blockers as empresas tiveram que procurar formas diferentes de publicitar os seus produtos/serviços de maneira, associando esse fator ao contínuo crescimento dos memes, especialmente nos públicos mais jovens, é clara a motivação das marcas utilizarem estes como um meio de comunicação.

Mas será esta uma estratégia apropriada? 

Apesar de aliciante, pode ser arriscada por 3 razões:

  1. Numa altura em que as redes sociais parecem o billboard da Times Square, o aparecimento de publicidade nos memes pode ser vista como uma invasão e ter um efeito ricochete;
  2. Os memes geralmente utilizam referências culturais muito específicas (até a outros memes) e inside jokes que podem ser difíceis para o markeeter entender, conhecer e utilizar;
  3. Pela aparente simplicidade da maioria dos memes, a marcas podem ser tentadas a utilizar um stock image com a frase "a minha reação quando x está em promoção". Esta abordagem será certamente um fracasso.
Assim, esta estratégia necessita a autenticidade e compreensão do público-alvo em questão.

Um caso de sucesso é o da Slim Jim, uma marca de snacks americana que atualmente tem 1.3 milhões de seguidores no Instagram. Em 2008, a Slim Jim apercebeu-se que uma página de fãs @SlimJimsDoingThings tinha 15 mil seguidores, mais 10 mil que a página oficial da marca. O sucesso da página de fãs depreendia-se da "pureza" e autenticidade do conteúdo, conseguindo ser naturalmente engraçado ainda que mencionando a marca. A Slim Jim contratou Andy Hines (o criador de conteúdo da página de fãs) e a página oficial teve um enorme sucesso com um engagement muito elevado. Este sucesso foi ainda acompanhado de um crescimento das vendas e aumento de quota de mercado.

No entanto, grande parte dos advertisement memes não é bem vista pelos utilizadores das redes sociais como é possível verificar na subreddit r/FellowKids que contém inúmeras tentativas falhadas das empresas interagirem com os jovens.



Fonte: Digiday PRWeek

2 comentários:

  1. O facto de o marketing estar a usufruir dos memes para publicitar as suas marcas, ao mesmo tempo que gera uma certa empatia, descontração e "intimidade" com os consumidores gera também um cenário propício de aproximação das marcas e os seus consumidores. Para além disso, aumenta o envolvimento do cliente com a marca e, há até quem diga, que transforma simples usuários em clientes fiéis. Contudo, o meu ponto de vista também não é este e analiso este fenómeno de uma forma bem mais crítica tal como a colega o conseguiu demonstrar pela publicação. Por isso, na minha perspectiva a utilização de memes pelo marketing pode ser uma estratégia muito perigosa justamente por causa do duplo sentido ou mesmo devido às várias interpretações possíveis de análise. Para além destes fatores, considero que esta estratégia se adotada deve ser utilizada por empresas/ marcas com uma missão, visão e objetivos para públicos alvos divertidos, muito tecnológicos e jovens.

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    1. Obrigada pelo teu input Margarida!
      Concordo com a tua perspetiva, é importante que a marca seja percebida como descontraída/jovem para esta caminho ter bons resultados. Quando marcas percecionadas como mais tradicionais ou conservadores optam por utilizar esta ferramenta, o resultado tende a não ser muito positivo.

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