terça-feira, 13 de abril de 2021

Domino's apresenta o DOM

A utilização de robôs e drones na realização de diversas atividades tem vindo a tornar-se mais frequente a nível global. Atualmente, os drones e os robôs conseguem substituir o ser humano, por exemplo, na realização de encomendas, atendimento ao cliente, realização de operações cirúrgicas, entre outros.

De modo a acompanhar esta tendência, a maior rede de entregas de pizza do mundo, a Domino’s, criou uma parceria com a Nuro, uma empresa líder na conceção de veículos de condução automática. O objetivo é testar um novo método de entrega, que dispensa o contacto humano entre o cliente e quem realiza a entrega.

A Domino’s apresenta então o DOM, um veículo de quatro rodas com compartimentos construídos para manter a encomenda dos clientes quente e as bebidas frias, enquanto realiza o caminho desde a loja até à morada do cliente. Este é capaz de navegar desde o ponto de partida até ao destino, selecionando o melhor caminho a percorrer e evitando os obstáculos que possam surgir, com a ajuda de sensores incorporados no veículo.


Esta experiência começou no início desta semana, estando apenas a ser implementada numa avenida específica em Houston (3209 Houston Ave.). Os clientes que habitam neste local poderão optar por ter a sua encomenda entregue pelo robô DOM, desde que efetuem o pré pagamento no site da Domino’s. Ao optarem por este meio, os clientes vão recebendo mensagens com atualizações relativamente à localização do DOM, bem como o código que terá de ser introduzido no ecrã táctil do robô para que a porta deste abra e seja possível retirar a encomenda do seu interior.


"There is still so much for our brand to learn about the autonomous delivery space. This program will allow us to better understand how customers respond to the deliveries, how they interact with the robot and how it affects store operations.”- Domino's Senior Vice President and Chief Innovation Officer

É de salientar que esta não é a primeira experiência de entregas autónomas que a Domino’s realiza. Em 2013, a Domino's testou a entrega de pizzas via drone, no Reino Unido, e quatros anos mais tarde utilizou um híbrido Ford Fusion de condução autónoma para entregar pizzas a clientes em Michigan.

Acredito que este meio de distribuição seja o futuro, mas será que é um futuro ainda distante ou estamos cada vez mais perto desta realidade? Gostavam que as vossas encomendas fossem entregues por robôs ou consideram o contacto humano indispensável?


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1 comentário:

  1. Isto é mesmo muito interessante, eu particularmente não teria nenhum problema em ser atendido por um robô, apesar de que, neste caso específico, essa é uma atividade perfeitamente desempenhada por um ser humano. Essa publicação me fez lembrar outros experimentos realizados com robôs e drones. Na China, no auge da pandemia em 2020, por exemplo, alguns hotéis estavam utilizando robôs chamados Little Peanut para a entrega de alimentos a seus hóspedes que estavam em isolamento com suspeita de covid, para reduzir o contato humano e a propagação da doença. Outro caso interessante é a utilização de drones para a entrega de medicamentos em regiões remotas e de difícil acesso na África, considerada inclusive a maior operação de entrega por drone do planeta. Os equipamentos da Take Zipline, não são autônomos como ocorre com o DOM, mas em compensação possuem uma autonomia de 160 quilômetros, alcançam até 110km/h e transportam vacinas e medicamentos a 2.000 estabelecimentos de saúde, beneficiando populações carentes. A minha torcida é que toda evolução tecnológica traga benefícios reais à humanidade e que possamos em breve praticar o conceito de Sociedade 5.0, parabéns Maria Sofia!

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