domingo, 6 de junho de 2021

Criptomoedas: uma boa estratégia de Marketing?

Os sites onde se pode comprar e vender criptomoedas multiplicaram-se nos últimos tempos, mas o seu sucesso continua a depender do seu uso nos negócios do dia a dia.

A euforia em torno da Bitcoin tem feito grandes empresas aceitarem as criptomoedas como forma legítima de pagamento. Um exemplo disso é a Tesla, cujo líder Elon Musk tem comentado frequentemente o potencial de valorização de algumas criptomoedas, fazendo promessas de que a Tesla iria começar a aceitar bitcoin como forma de pagamento, na compra de qualquer modelo automóvel. Outros exemplos disso são as gigantes dos pagamentos, como a Paypal e a Mastercard, que se juntaram à tendência, e o mercado de fast food, na Venezuela, com o Burger King a aceitar já pagamentos também em criptomoeda.

Publicação da Burger King, na Venezuela
promovendo a criptomoeda como forma de pagamento. 

Do ponto de vista do marketing e publicidade, esta iniciativa pode ser considerada como uma oportunidade para conferir prestígio a uma empresa ou marca, assim como uma forma de captar a atenção de um grande grupo de consumidores, sejam investidores ou não. Mas se, por um lado, as criptomoedas podem ajudar a atrair novos consumidores, por outro, acarretam riscos que as outras formas de pagamento tradicionais não trazem, uma vez que o valor das criptomoedas pode variar totalmente no espaço de poucas horas.

Apesar dos riscos, o valor percebido pelos consumidores ainda pode fazer a diferença e, neste sentido, é importante que as empresas de marketing e publicidade comecem a trabalhar em estratégias e soluções que incluam a moeda digital como forma de pagamento no curto prazo, adaptando-se assim às novas necessidades dos consumidores e destacando-se dos demais concorrentes.


Fonte 1

Sem comentários:

Enviar um comentário