sexta-feira, 4 de junho de 2021

Lidl Plus - aplicação móvel

Criada recentemente, “Lidl Plus” – nova aplicação móvel surge com o intuito de “oferecer benefícios exclusivos aos clientes que aceitarem andar com a marca no bolso (ou na mala)".

Esta é, mais uma app de fidelização que oferece cupões e descontos para que o cliente possa pupar dependendo da sua utilização e artigos que adquire. Conta ainda com promoções semanais desde fruta, carne, peixe a artigos bio e vegan.

Através da app, podemos ainda encontrar informações sobre os produtos, consultar os folhetos, talões digitais, horários de funcionamento e localização das lojas.


Assim como a marca diz a aplicação “reúne assim um conjunto de benefícios e vantagens em formato 100% digital, mais amiga do ambiente, no smartphone, de uma forma simples, prática e rápida.

Como incentivo à utilização desta, a cadeia publicita nos meios digitais e também nas lojas físicas um concurso em que ao utilizar a app têm a oportunidade de ganhar 15 mil euros por dia, em cartão pré-pago.

Pela publicidade feita, ou simplesmente pelo facto de ser uma nova app com vantagens para o consumidor, esta já conta com mais de 289 mil downloads e 247 mil registos (maioritariamente público feminino).

Neste mesmo contexto, uma das apps de fidelização mais falada era a do Continente. Será que esta veio para “fazer frente” ao grupo e tornar-se ainda mais próximo do cliente?

Numa fase em que temos presente a constante digitalização e evolução a nível tecnológico, será que o facto de não haver um cartão físico vai deixar o sentimento de exclusão naqueles que não se conseguem adaptar a todos estes avanços?

Fonte 1

Fonte 2

Fonte 3

2 comentários:

  1. Sem duvida uma excelente ação por parte do Lidl em prol de melhorar a sua quota de mercado no retalho alimentar em Portugal, por curiosidade fiz pesquisa sobre as quotas e conforme os dados que recolhi de 2017 a SONAE MC ocupa o primeiro lugar, no entanto relativamente a 2020 num artigo que li o Lidl e o Intermarché foram as unicas marcas a ganhar quota de mercado, com isto acho que está ação terá um peso significativo para que o Lidl continue a sua conquista no mercado português e também é uma excelente resposta face a entrada do Mercadona no nosso mercado.

    Paulo Silva

    Fontes:
    https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/quota-de-mercado-da-sonae-mc-aproxima-se-dos-22-350698
    https://www.hipersuper.pt/2020/09/24/lidl-intermarche-as-unicas-insignias-retalho-alimentar-ganhar-quota-2020/

    ResponderEliminar
  2. Olá Bárbara! De modo a responder à tua pergunta, penso que esta iniciativa por parte do Lidl foi uma tentativa de se aproximar aos grandes concorrentes que já possuem este tipo de iniciativas. Contudo, a quota de mercado do Lidl relativamente à dos maiores retalhistas da indústria do retalho alimentar ainda se encontra muito distante. Ao longo dos últimos anos, o Lidl tem vindo a querer mudar a sua imagem e o modo como é visto pelos consumidores, de modo a posicionar-se na mente destes como uma loja discount, mas com características aproximadas aos outros grandes retalhistas. Ou seja, o melhor dos dois mundos. Após a renovação estética das suas lojas, este foi o passo seguinte. Acredito que esta nova iniciativa levará a uma maior adesão e experimentação dos produtos do Lidl por parte dos consumidores, uma vez que estes são cada vez mais sensíveis ao preço, pelo que o acesso a cupões e descontos especiais irá despertar a sua atenção.

    ResponderEliminar