sexta-feira, 4 de junho de 2021

IVAucher


Como forma de promover os setores mais afetados pela pandemia (cultura, restauração e alojamento) no decorrer deste último ano, o governo decidiu avançar com a ideia do “IVAucher” e, a partir da passada terça-feira, 1 de junho, passou a ser possível os contribuintes portugueses poderem acumular o IVA em determinadas compras para descontar mais tarde.

Ora, o IVAucher consiste numa medida de caracter temporário que procura incentivar ao consumo nos setores mencionados e que permite aos consumidores acumular o valor do IVA de qualquer despesa nestes setores. No entanto, nunca se pode pagar uma conta completa com o valor acumulado, uma vez que o desconto máximo é de 50% do valor. (Exemplo: se tiver no saldo 30 euros e for comprar um livro de 10 euros a uma livraria aderente do IVAucher, o desconto será no máximo de 5 euros. Os restantes 25 euros terá de descontar noutras compras seguintes. O desconto não é automático pelo que poderá escolher exatamente onde o quer gastar)

Este, tem como período de acumulação de valor entre 1 de junho e 31 de agosto e o desconto desse valor pode ser feito entre 1 de outubro e 31 de dezembro.

Para aderirem a este programa podem fazê-lo de forma presencial em pontos de venda da Pagaqui, online - a partir do website www.ivaucher.pt , ou da aplicação e-fatura. Feito isto, devem associar o NIF a um (ou mais que um) destes métodos de pagamento: cartão de crédito, débito ou cartão de refeição

Portanto, temos aqui um programa que se faz chegar a um conjunto alargado de pessoas, uma vez que para chegar até ele tanto se pode fazer de forma digital, como presencialmente.

Com isto, coloco-vos algumas questões:

Já conheciam este novo programa? Tencionam aderir? Acham que vai ser um programa bem-sucedido e que vai conseguir atingir o objetivo para o qual foi idealizado?

Fonte

1 comentário:

  1. Sem dúvida uma excelente iniciativa por parte do governo que irá permitir uma maior circulação de dinheiro pelos setores mais afetados pela situação atual em que todos vivemos, assim como também irá possibilitar aos utilizadores que tenham um poder de compra superior nestes setores. A meu ver é um projeto que irá entrar em teste no entanto terá tudo para ter sucesso e ajudar a melhorar a economia nacional, no entanto é uma necessidade critica a adesão por parte das empresas ligadas ao setor do alojamento, cultura e restauração, pois, sem a adesão destas empresas os 13% do iva não serão acumulados tornando o projeto inútil, no entanto acredito que isto não irá ser um problema pois estas empresas só terão benefícios ao aderir.
    Eu não conhecia este projeto, conheci com este post e suscitou-me alguma curiosidade que me levou a pesquisar mais sobre o tópico. De momento levo-me a pensar sobre a utilização deste sistema pois traz muitos benefícios para todos.

    Paulo Silva

    ResponderEliminar