quinta-feira, 21 de abril de 2022

Tik Tok: a nova forma de marketing

O TikTok é uma rede social que praticamente todos nós já ouvimos falar, utilizámos ou vimos alguns dos seus conteúdos. Atualmente é uma das redes mais utilizadas a nível global e é nesta que surgem várias trends. Assim, estas caraterísticas são uma mais-valia para a promoção de produtos e marcas.
Na verdade, é bastante popular entre crianças e adolescentes, no entanto existem marcas que estão a tirar proveito do potencial e do público da plataforma, uma vez que estes utilizadores serão os compradores de amanhã.
Porém é importante ter a noção de que não são apenas as empresas que podem aproveitar esta nova forma de marketing. Muitos artistas já aderiram a esta estratégia, optando por uma promoção intensa das suas músicas e álbuns nesta rede, e incentivando também a criação de desafios com coreografias. 

Um exemplo claro é o concerto realizado pela cantora Camila Cabello para publicitar o seu novo álbum, que era acessível exclusivamente no TikTok no dia 7 de Abril.

    
Outro exemplo, que teve bastante sucesso, foi a parceria entre o TikTok e a artista Dua Lipa. A cantora lançou um vídeo para o seu single "Levitating" na sequência de uma competição mundial com os seus fãs na aplicação chamada "The Levitating Experience". Esta parceria gerou milhões de criações e visualizações, sendo que alguns dos fãs tiveram até a possibilidade de entrar no vídeo musical. 



Assim, esta rede social é ótima para intensificar o engagement com os consumidores e utilizadores.
Será então o TikTok o futuro do Marketing?

Fontes:
  • https://newsroom.tiktok.com/en-gb/dua-lipa-lands-levitating-video-with-help-from-tiktok
  • https://www.comerciodigital.pt/pt/como-fazer/tiktok-a-nova-rede-social-com-milhoes-de-utilizadores/
  • https://portalpopline.com.br/dua-lipa-clipe-de-levitating-com-o-rapper-dababy-tem-estreia-marcada-no-tiktok-veja-previa/
  • https://www.instagram.com/p/CFr3Rx3n6km/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again
  • https://www.vagalume.com.br/news/2020/12/17/dua-lipa-lanca-novo-video-para-levitating-com-participacao-de-tiktokers-veja.html

2 comentários:

  1. Olá Rita, bem vinda ao blogue! O TikTok é de facto um verdadeiro fenómeno. Já que dá exemplos de cantoras, curiosamente o TikTok nasceu com a música, quando a chinesa ByteDance comprou a Musical.ly por mil milhões de dólares e a fundiu com a Douyin. A maioria dos utilizadores tem menos de 30 anos, ou seja, o público-alvo pertence maioritariamente às Gerações Y e Z. Muito à imagem destas gerações, o interface do TikTok é muito fluído e usa um vasto conjunto de filtros, efeitos de realidade aumentada, stickers e emojis. Muitos artistas (e cada vez mais marcas) aproveitam as elevadas taxas de engagement para um diálogo mais próximo com os seus fãs. Uma rede a acompanhar no futuro!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita! Obrigada pela partilha. É verdade, o Tiktok já não é apenas a "Rede Social da quarentena", muitos pensaram que esta Rede só estava a fazer sucesso pelo tempo livre que os utilizadores tinham durante os anos de pandemia, mas a verdade é que a pandemia acabou e o Tiktok já é a terceira rede social mais utilizada no nosso país.

    ResponderEliminar