sexta-feira, 15 de abril de 2022

“Pôr do Sol” - O caricato caso de Product Placement

A 16 de Agosto de 2021 estreou na RTP a telenovela original “Pôr do Sol”. Mas esta não se trata de uma novela normal... "Pôr do Sol" tenta destacar-se como uma sátira aos formatos tradicionais que dominam a televisão portuguesa (e não só) há várias décadas.

A história apresenta todos os clichés a que estamos habituados: uma gémea boa e uma gémea má, o filho do caseiro apaixonar-se pela filha da família rica, entre outros. Tudo isto envolvido em cenários de horror, drama e tragédia.

A novela tem um objetivo claro de exagerar tudo o que costumamos ver no dia-a-dia da televisão. Toda a realização e guiões são elaborados com o intuito de ridicularizar estes formatos tradicionais.

A certa altura o enredo aborda com muita ironia o fenómeno do Product Placement tradicional, quando um dos personagens principais insiste em interromper o seu discurso para dizer de forma insistente o quão deliciosos são os douradinhos da "Pescagrossa".


Mas o que é o Product Placement?

O Product Placement é uma forma Marketing indireto ou publicidade indireta que se distingue pela forma de inserir mensagens publicitárias de forma subtil no conteúdo de programas de televisão, filmes, revistas, rádios, eventos, entre outros, ao invés de simplesmente as exibir como anúncios puramente comerciais.

No nosso dia-a-dia estamos cada vez mais habituados ao ser bombardeados com Product Placement tradicional... Mas no futuro será igual?


Não parece! Através da Inteligência Artificial e dos Green screens prevê-se que poderá ser possível existir Product Placement personalizado! 

Assim, quando estivermos a ver a mesma telenovela, os produtos a ser publicitados poderão ser diferentes. Ou seja, enquanto uma determinada pessoa poderá observar uma lata de coca-cola numa cena de um filme, num outro país (ou mesmo no ecrã ao lado) outros poderão ver uma Pepsi ou Fanta na mesma cena.

Poderá esta inovação traduzir-se numa revolução total deste tipo de Marketing? Que outras surpresas poderá o futuro reservar?


Fontes:

3 comentários:

  1. Desde os Morangos com Açúcar, muito anos antes de conhecer o termo Product Placement, adorava ver os produtos que as personagens usavam e obrigava os meus pais a comprar os cremes e os shampoos que apareciam na série. Mesmo que alguns deles fossem prejudiciais à minha pele, não importava, eu queria usar o que eles usavam. O contrário acontecia quando assistia filmes Americanos e não conhecia os produtos ou não existiam em Portugal. Por isso, acho que Product Placement personalizado é essencial principalmente por essa razão, porque a publicidade de alguns produtos pode não fazer sentido em todas as culturas, ou fazer mais do que em outras. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Hi

    I just really wanted to say you have quite an amazing blog here. The way you write your articles makes it so easy for users to resonate. I’ve been looking for a good article about Job attendants when I stumbled on your article and it really brought my search to an end.
    I am impressed by the construct of your article. I too am a blogger and I know the kind of work you have to put into an article to make it this amazing. I really do hope you can take a second to check out my website on SCHOLARSHIPS.

    Looking for Stay at Home Jobs, review;
    Health Worker Job in UK .
    Nursing Jobs in Canada

    ResponderEliminar
  3. Olá Inês! De facto, as potencialidades e desafios da personalização são imensos! Desde anúncios a recomendações, chegando mesmo ao product placement. Por vezes nem nos apercebemos que não se tratam de meras coincidências! Claro que a personalização resulta dos dados que partilhamos, consciente e inconscientemente, o que coloca questões éticas de privacidade. É a nova realidade em que todos vivemos!

    ResponderEliminar