domingo, 29 de maio de 2022

Heineken questiona estereótipos de gênero em campanha para Champions League


Ainda em clima de comemorações da final da Champions League, uma boa noticia em meio a conturbada e polemica final. A patrocinadora oficial das competições UEFA, incluindo a UEFA Champions League pelo 16° ano consecutivo, a Heineken lançou uma campanha onde questiona o estereótipos de gênero dentro do futebol por meio do filme “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens” que valoriza e mostra a paixão das torcedoras pelo futebol.

A marca criou um site chamado Fresher Football com dados atualizados da principal competição de clubes da UEFA incluindo números da UEFA Women’s Champions League, assim é dada a importância das mulheres e protagonismo das equipas femininas na história do torneio e do esporte. Um exemplo disso foi o público recorde de 91.648 na Europa, na temporada 2021/2022 no jogo Barcelona x Wolfsburg, nas semifinais feminina da UEFA Champions League, número não alcançado pelo público masculino. 

A direção tomada pela Heineken nesta campanha, em conjunto com o patrocínio às competições femininas da UEFA, tem como objetivo contribuir para a mudança de uma realidade atual que preocupa, pelo menos dois terços das mulheres que trabalham na indústria do futebol alegam já terem sofrido algum tipo de discriminação de gênero, segundo pesquisa realizada pela Sports Marketing Surveys. A Heineken decidiu contribuir para mudar esse cenário, e abraça a missão de desenvolver seus patrocínios masculinos e femininos, esta decisão é de extrema importância diante a tantos conflitos que as mulheres enfrentam para mostrarem seu valor e reconhecimento, não apenas no mercado de trabalho mas diante a sociedade que ainda possui resquícios de um passado machista que não reconhecia e era contra os direitos femininos. 

"Heineken é uma marca que sempre busca trazer uma ótica fresca e inovadora para suas campanhas e, agora como patrocinadora das competições femininas da UEFA, temos a oportunidade de utilizar disso para convidar todos os consumidores a refletirem a respeito dos estereótipos e contribuir para uma maior inclusão e valorização das mulheres no futebol. Neste primeiro ano, iniciamos este movimento que questiona o apagamento das vitórias, conquistas e presença das mulheres neste ambiente ainda dominado por homens. Estamos comprometidos em contribuir para que a paixão e celebrações pelo futebol reúnam cada vez mais pessoas, sem distinções de gênero.
Beatrice Jordão – gerente de marketing da Heineken no Brasil

Neste ano, a Heineken também apresentou sua primeira embaixadora do futebol feminino: Alex Scott. A jogadora, que fez parte da equipa vencedora da Copa Feminina da UEFA de 2007 pelo Arsenal, estrela as comunicações da marca ao lado do atual embaixador, Thierry Henry, para promover a importância da igualdade no esporte.

Acredito que isto possa ser visto para alguns apenas como mais uma campanha publicitária, mas para nós mulheres, cada reconhecimento, por pequeno que seja se torna mais uma vitória para promover a igualdade entre homens e mulheres, sem discriminações, com direitos de tratamento, responsabilidades e oportunidades em que as mulheres possam ter em todos os sectores da sociedade.

1 comentário:

  1. Todas as campanhas que quebrem as barreiras da discriminação de gênero, ganham um lugar nas minhas preferidas. A Heineken apostar em patrocinar equipas femininas, que normalmente, são secundarizadas pelas marcas, é por si só, uma grande jogada de marketing. E porque não? :)

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