No final do mês passado chegou a público que a Netflix pela primeira vez nos últimos 10 anos, perdeu subscritores do serviço. Esta situação levou a empresa a reconsiderar estratégias.
Os responsáveis da Netflix anunciaram que começaram a considerar a possibilidade de trazer anúncios para a plataforma já para o final de 2022. Não atingirá todos os planos, mas pelo menos alguns ou o plano mais barato poderá vir a ter anúnicos.
Vários clientes em várias plataformas sociais já começaram a reagir a este comunicado e não da melhor forma.
A Netflix nos últimos anos e principalmente durante a pandemia Covid-19, teve um enorme boom de subscritores. No entando, com o final da pandemia e com o aparecimento de concorrência de peso, levou à perda de clientes pela primeira vez.
Concorrentes como a Disney +, a HBO Max, e até Amazon Prime e Apple TV trouxeram novos conteúdos que não estavam presentes na Netflix e muitos deles com produções exclusivas. Esta concorrência de peso, levou certamente aos resultados obtidos no início de 2022.
Esta notícia dos anúncios associada ao rumor que a Netflix vai proibir a partilha de contas entre utilizadores, está a provocar uma grande reação sobre os atuais clientes desta popular plataforma.
Qual a vossa opinião? Acham que este tipo de estratégia de marketing da Netflix para recuperar perdas financeiras vai compensar a provável perda de clientes?
Acham que terá efeitos positivos ou negativos para a empresa?
Fontes:
https://www.marketingdive.com/news/netflix-open-to-ads-whats-next/622375/
https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2022-05-10-netflix-vem-ai-modalidade-mais-barata-mas-com-anuncios/
https://www.nytimes.com/2022/05/10/business/media/netflix-commercials.html
Olá Rui! Esta estratégia poderá não ser a mais acertada, uma vez que provavelmente criará ainda mais descontentamento nos utilizadores atuais, principalmente porque a Netflix é um serviço pago e, em comparação com alguns dos seus concorrentes, um dos mais caros.
ResponderEliminarComo tal poderão perder ainda mais clientes e tal irá refletir-se nos lucros desta companhia.
Concordo totalmente! Arrisco a dizer que esta decisão pode estragar todo o sucesso da Netflix... As gerações mais novas não estão dispostas a pagar por anúncios, muito menos por um serviço que está a perder qualidade... O serviço em Portugal está cada vez mais "pobre", poucos conteúdos de interesse... Ainda para mais com a chegada da HBO Max estaria à espera que a Netflix fosse optar por outro caminho...
EliminarOlá! De facto, não me parece, de todo, uma boa solução. Vai, provavelmente, trazer à plataforma a insatisfação do consumidor: pode utilizar menos o serviço ou simplesmente perceber que não precisa de pagar para ver anúncios e optar por um canal concorrente. E não acho, de todo, que isso possa ser benéfico financeiramente, tal como não o será ao nível do "boca-a-boca" que bem sabemos ser uma das melhores formas de conquistar mercado e crescer ou continuar a operar. Arrisco-me a dizer que poderá ser o início do declínio!
ResponderEliminar