domingo, 22 de maio de 2022

Reels - Só uma ferramenta do instagram?

O Reels do Instagram é uma ferramenta parecida ao TikTok, onde o utilizador pode fazer um vídeo e editar, escolher uma música, aumentar ou diminuir a velocidade das imagens e do som, colocar temporizador para ter acesso a "mãos livres" e sobrepor imagens.

Esta ferramenta foi criada no final de 2019, e teve uma grande adesão, principalmente em 2020 durante da pandemia do Covid-19. No entanto, com o TikTok como concorrência, esta plataforma teve de melhorar em alguns aspetos. Aspetos esses, como o aumento da duração de 15 segundos para os atuais 60 segundos (trabalhando na opção de dobrar o tempo mais uma vez para 90 segundos num futuro próximo).

Para além dessas pequenas melhorias, o Reels apostou numa estratégia de diferenciação, de modo a trazer mais vida à ferramenta: A angariação de fundos.

Depois do nosso Reels estar terminado e clicar-mos em "concluir" é nos sugerida a opção de colocar uma legenda, identificar pessoas, adicionar localização e adicionar angariação de fundos. Nesta última, podemos ainda escolher um tema para a angariação como "animais", "refugiados", "ambiente" entre muitos outros, como podemos selecionar ONG´s ou projetos conhecidos (ex: UNICEF).

Deste modo, este tipo de ferramentas tornam-se muito mais do que um modo de entretenimento, mas sim também um grande apoio para grandes causas e solidariedade.

Em abril deste ano a empresa Meta revelou que as ferramentas para recolha de donativos no Facebook e no Instagram já recolheram cerca de 140 milhões de euros, no que toca a apoio a mudanças climáticas e proteção do ambiente. Podemos concluir que é uma funcionalidade que tem funcionado bastante bem e até mesmo mudado melhorado algumas vidas!


E vocês? já experimentaram esta funcionalidade do Reels ? 



Fontes:

https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/reels-do-instagram-ganha-nova-ferramenta-para-recolha-de-fundos

https://meunegocio.uol.com.br/blog/o-que-e-e-como-funciona-o-reels-do-instagram/

https://www.tudocelular.com/software/noticias/n185707/instagram-aumenta-duracao-videos-reels.html

https://canaltech.com.br/apps/instagram-libera-arrecadacao-de-fundos-para-causas-sociais-no-reels-214395/

https://odia.ig.com.br/celular/2020/08/5978912-instagram-testa-melhorias-no-reels.html

1 comentário:

  1. Olá Leonor. De facto, uma das grandes "coisas boas" que a internet e as redes sociais podem trazer é o cariz social e solidário. E o Reels apostou numa estratégia de diferenciação quando começou a ter a funcionalidade de angariação de fundos. Não diria melhor do que o que disseste acima: "Deste modo, este tipo de ferramentas tornam-se muito mais do que um modo de entretenimento, mas sim também um grande apoio para grandes causas e solidariedade." É fantástico aquilo que a tecnologia consegue trazer à "vida real". Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar