terça-feira, 30 de maio de 2023

"The Whopper Detour" Como a Campanha do Burger King Revolucionou o Marketing na Era Digital

A campanha "The Whopper Detour" foi lançada pelo Burger King em 2018, com o objetivo de gerar engajamento do público e impulsionar as vendas de hambúrgueres. Esta ação baseou-se na delimitação geográfica móvel para afastar os clientes do McDonald's e promover as funcionalidades de encomenda antecipada da aplicação. As pessoas que se encontravam a menos de 180 metros da maioria dos locais do McDonald's, de 4 a 12 de Dezembro, recebiam uma notificação móvel que oferecia um Whopper por 1 cêntimo. Depois de fazerem a encomenda, a aplicação direcionava-os para fora do McDonald's e para o estabelecimento Burger King mais próximo para receberem a sua comida.


A estratégia principal da campanha foi utilizar a geolocalização e a inteligência artificial para direcionar os consumidores para os restaurantes do Burger King quando estivessem próximos aos concorrentes, como o McDonald's. Essa abordagem única aproveitou a tecnologia disponível para criar uma experiência interativa e personalizada para os consumidores.

Esta campanha é um exemplo de como a tecnologia pode ser aproveitada de forma inteligente para impactar positivamente o marketing na era digital. O uso da geolocalização e da inteligência artificial permitiu ao Burger King identificar a localização dos consumidores em tempo real, enviar notificações para seus smartphones e oferecer um incentivo irresistível para visitar os seus estabelecimentos. Esta combinação de tecnologias trouxe um novo nível de personalização e engajamento para a campanha, aumentando a sua eficácia.

   

Uma das principais razões pelas quais a campanha teve um impacto significativo na era digital foi o seu foco no público. Conseguiu incentivar os consumidores a fazerem download da app aumentando o envolvimento e a interação com a marca, levando assim a um aumento significativo nas vendas.

"The Whopper Detour" deixou uma marca na indústria do marketing. Demonstrou como as marcas podem aproveitar a tecnologia e a personalização para se destacarem num mercado altamente competitivo. Além disso, a campanha inspirou outras marcas a explorarem abordagens semelhantes, criando experiências únicas para os seus consumidores.

A campanha alcançou mais de 1 milhão de download da app em poucos dias que se seguiram ao seu lançamento, tendo mais tarde conseguido 1,5 milhões de downloads no total, segundo José Cil, Diretor Executivo da empresa Burger King, a Restaurant Brands International.

E vocês, acreditam que campanhas como "The Whopper Detour" representam o futuro do marketing na era digital? Quais são suas expectativas em relação às estratégias de personalização e engajamento do público?


Fontes:
https://www.marketingdive.com/news/burger-king-whopper-detour-mobile-marketer-awards/566224/
https://www.contagious.com/news-and-views/burger-king-whopper-detour-strategy-cannes-interview
https://en.esloganmagazine.com/the-whooper-detour-burger-king/
https://www.mparticle.com/customers/burger-king-whopper-detour/https://www.fcb.com/work/the-whopper-detour

1 comentário:

  1. Olá Margarida!
    Parabéns pelo artigo!

    Não tinha conhecimento desta campanha da Burger King e após ler o teu post, concordo quando dizes que a campanha conseguiu deixar uma marca na indústria uma vez que soube tirar o melhor partido das tecnologias bem como da questão de personalização.

    No que diz respeito à Inteligência Artificial (IA), a mesma pode ser entendida como a utilização das tecnologias com o intuito de tornar um computador capaz de fazer previsões ou reproduzir comportamentos humanos através de algoritmos. A utilização de IA tem trazido várias ferramentas úteis para o marketing como a possibilidade de realizar análises prévias que ajudem por exemplo a antecipar comportamentos do consumidor ou a facilidade e aumento da capacidade de personalização, como foi o caso desta campanha “The Whopper Detour”.

    Cada vez mais, sobretudo esta geração net, gosta de ter acesso a conteúdos/campanhas personalizadas, que vão de acordo com os seus gostos, preferências e estilos de vida e nesse sentido são várias as empresas que têm vindo a adotar este tipo de tecnologias como é o caso da Netflix por exemplo, que utiliza algoritmos de IA para fazer recomendações baseadas no histórico dos utilizadores.

    Neste sentido, e aproveitando a definição de Philip Kotler, que define Marketing 5.0, como o momento em que as empresas deveram utilizar o poder das novas tecnologias a favor não só da empresa as da humanidade em geral, passando este a ser um conceito mais amplo, não estando apenas direcionado para a questão das vendas, acredito que campanhas como estas representem sim uma parte do futuro do marketing uma vez que as empresas começam cada vez mais a utilizar as tecnologias a seu favor.

    Obrigada pela partilha 😊

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