terça-feira, 19 de março de 2024

Bright Sky: a app contra a violência doméstica

Vagueando pelo Instagram (na máxima “estou só a ver”) deparei-me com uma publicação (Patrocinado) da Vodafone Portugal relativa à sua app contra a violência doméstica, a Bright Sky. Uma app que desconhecia.

A Bright Sky é uma app gratuita que está disponível para dispositivos Android e IO, e que foi lançada em outubro de 2020 pela Fundação Vodafone e pela Associação para o Planeamento da Família, com o apoio da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). Esta app móvel surgiu no contexto de pandemia, onde os casos de violência doméstica aumentaram. O seu objetivo é o de sensibilizar a população para a temática da violência doméstica, bem como disponibilizar informação útil para as vítimas.



Apesar de estarmos a falar de uma app que surgiu há três anos, esta temática, infelizmente continua a ser notícia quase todos os dias. Olhemos para as estatísticas. Entre julho e setembro de 2023 “Foram acolhidas na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica 1 478 pessoas, sendo 50,1% mulheres, 48,6% crianças e 1,3% homens. No período homólogo de 2022, o número de pessoas acolhidas foi de 1 577. Apesar desta diminuição face ao período homólogo, verificou-se uma subida de 3,8pp no número de crianças acolhidas em 2023” [1].


Uma das estratégias da Vodafone é a diversidade e a inclusão. Neste seguimento, e de forma a ir ao encontro das suas estratégias, bem como de “deixar” a sua marca, a Vodafone associou-se ao Dia Internacional da Não Violência lançando a app Bright Sky.

A Bright Sky “é uma plataforma de literacia e partilha” em que a mesma “e o seu conteúdo estão adaptados à realidade nacional”. A informação na app encontra-se dividida em duas áreas: “Conselhos Pessoais” para as vítimas, e “Conselhos para Outra Pessoa”. Esta app contém ainda conteúdos informativos diversos, guia de segurança digital, questionários, exemplos práticos e mitos. A app “permite que os utilizadores localizem, de forma rápida e intuitiva, uma lista de contactos dos serviços de apoio mais próximo, através da localização atual ou inserindo o concelho, cidade ou código postal.” [2]

A Vodafone é uma marca que se pauta pelas suas campanhas de sensibilização, nomeadamente no Natal sobre temáticas que estão na ordem do dia (violência doméstica, saúde mental, etc). Assim, deixo aqui a campanha de Natal 2021 da Vodafone sobre a violência doméstica.


E tu já conhecias a Bright Sky?

Fontes:
[1] https://www.cig.gov.pt/2023/11/dados-oficiais-relativos-a-violencia-domestica-em-portugal-3o-trimestre-de-2023/
[2] https://www.vodafone.pt/press-releases/2020/10/fundacao-vodafone-e-apf-lancam-aplicacao-movel-de-sensibilizacao.html
https://www.vodafone.pt/a-vodafone/fundacao/areas-de-foco/bright-sky.html

2 comentários:

  1. Adorei o teu post, Filipa! Ainda não conhecia a app. Sem dúvida que os storytellings de natal da vodafone cumprem o seu objetivo e são capazes de comover o público.

    Com um mundo empresarial que cada vez mais se quer inclusivo e muito direcionado para diversas causas sociais, muitas empresas acabam por cair no erro de tentar passar mensagens e defender causas de forma supercial. O público percebe que a atividade e cultura da empresa não está alinhada com aquilo que quer mostrar defender para tentar agradar.

    O caso da vodafone parece-me muito interessante, no sentido em que a empresa não se fica apenas pelos anúncios. A app Bright Sky é uma forma da vodafone agir e fazer a diferença em relação a uma causa social que efetivamente defende.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Concordo contigo. As marcas devem utilizar a sua imagem não só para publicitar os seus produtos, como também devem associar-se a causas, como a violência doméstica. Para mim devem utilizar a sua notoriedade para chamar a atenção dos consumidores de causas tão sensíveis, como esta.

      Eliminar