segunda-feira, 25 de março de 2024

Pequenos sons... grandes marcas!

Pequenos sons... grandes marcas! 

Quantos de nós, poderíamos identificar algumas marcas sem as vermos? Apenas ouvindo elementos sonoros de alguns segundos? Entretenimento? Estratégia? No marketing poucos são os acasos…

O sound logo, áudio marca, logo sonoro, é uma ferramenta importante e poderosa no marketing digital. Representa um som curto (0.5 a 3 segundos) distintivo e é parte integrante da identidade da marca.

Deixo-vos 2 exemplos que certamente poderiam reconhecer sem as imagens:



Esta identidade sonora tem por objetivo criar uma conexão memorável e emocional com a marca, diferenciando-a das demais, o que faz sentido atendendo ao mercado atual e à concorrência feroz pela atenção do consumidor.

A consistência acústica na gestão da marca melhora a diferenciação, permite o reconhecimento e uma experiência melhorada da marca.

É interessante perceber que o som influencia a percepção da marca - um estudo desenvolvido por Puligagga & VanBergen (2023) conclui que o instrumento utilizado na construção do logo sonoro influencia a percepção de sofisticação e robustez da marca.

De notar que o sound logo é diferente de um jingle (é boca doce é bom é bom é.... / é pudim danone / diga bom dia com Mocambo... e tantos outros 😆) ! A diferença é que um jingle é construído para uma campanha, enquando o sound logo deve ser muito mais inalterável.

Que outros exemplos conhecem? Consideram importante que a marca desenvolva esta identidade sonora? Poderá esta construção ser feita com base em gostos pessoais ou deve basear-se em evidências científicas?


Fontes:

Thuy, D. C., Kiet, P. T., & An, K. T. (2023). The Influence of Brand Sound on Brand Recognition of Vietnamese Consumers. VNU University of Economics and Business, 3(6), 36-36.

Puligadda, S., & VanBergen, N. (2023). The influence of sound logo instruments on brand personality perceptions: An investigation of brand ruggedness and sophistication. Journal of Business Research, 156, 113531.

https://www.romerolab.com.br/o-que-e-sound-branding/

3 comentários:

  1. Olá, Inês! Achei o teu post muito interessante!
    As marcas procuram sempre criar a sua identidade e ter o seu lugar único no mercado. Ao ver os exemplos que mencionaste lembrei-me logo de outros que são inconfundíveis.
    Desde logo um som que me remete à infância, como a abertura dos filmes da Universal (https://www.youtube.com/watch?v=2MBhgjlzvOE) ou ainda o som de abertura da Nokia.
    É interessante que ao longo das gerações estes sons perdurem e sejam facilmente identificáveis. Assim sendo, acho que as marcas podem e devem apostar nessa estratégia como forma de se tornarem indistinguíveis!

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  2. Olá Inês, é muito interessante o teu tema. Lembro-me da várias marcas associarem sons e isso fica na memória das pessoas. Sendo um elemento que diferencia as marcas cria memória. Capta a atenção tal como o teu post. :) e não tem som.

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  3. Olá, Inês!
    A sonoridade das marcas é algo muito familiar para as pessoas, desde pequenos cantarolamos sons que ouvimos nos anúncios da televisão.
    Achei interessante teres apresentado a diferença entre um jingle e sound logo, uma vez que desconhecia totalmente essa distinção. Acho que esta estratégia é super interessante, pois a audição é um sentido muitas vezes ignorado em detrimento da visão e é também uma excelente forma de chamar a atenção do consumidor.
    Ao ler mais sobre este assunto, percebi que também existe uma diferença entre sound branding e music branding. Enquanto sound branding consiste na criação de um som/música original para a marca, de modo que seja reconhecida instantaneamente, por exemplo, através de sound logos, jingles, etc. A music branding está mais relacionada com a escolha de um conjunto de músicas ambiente para lojas físicas, digitais, escritórios de trabalho, etc. de acordo com a personalidade, propósito e valores da marca, de forma a estimular emoções positivas no cliente/trabalhador. Este tema está muito relacionado com outro post neste blog da Rita Caetano que fala sobre marketing sensorial.
    Respondendo a uma das tuas questões, recordo-me do sound logo utilizado pela Audi, reproduzido no seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=L-LozXbRzBk

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