Não é novidade que o TikTok tem um enorme poder sob a indústria musical. É a rede social que é capaz de definir se a música é um hit ou não. Um estudo feito nos Estados Unidos em 2020 revelou que 52% da Gen Z (entre 13 e 23 anos) usavam apps como TikTok, e 48% delas consumiam vídeos ligados à música. Em 2021, a plataforma encomendou um estudo à Nielsen e 92% dos utilizadores afirmam descobrir conteúdos novos e que gostam através da rede social.
Com isto, já vi até afirmações de que determinadas músicas eram lançadas de propósito para ficaram famosas no TikTok. Outras músicas foram lançadas primeiro no TikTok e só depois publicadas nas plataformas de música. Por vezes, os fãs chegam a fazer vídeos com o objetivo de pedir que o artista lançe a música oficialmente no iTunes e Spotify.
Recentemente gerou-se uma polémica entre o TikTok e a produtora de música Universal Music Group. Esta polémica inicia quando, a 30 de janeiro, a editora escreveu uma carta aberta em que afirmavam que o "TikTok estava a tentar construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música". O TikTok responde com a acusação de que a produtora estaria a "colocar a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores".
Depois de várias queixas dos fãs feitas com vídeos no próprio TikTok, as músicas da Taylor e de outros artistas que pertencem à Universal Music Group voltaram a meio do mês de abril, após 10 semanas de pausa!
Assim, parece que o conflito caiu por terra e os fãs mostraram entusiasmo com o regresso das músicas.
Como grande aliado dos artistas, o TikTok por vezes consegue ir um bocadinho mais longe do que simplesmente deixar acontecer... Vamos ver!
Na passada sexta-feira, dia 19 de abril, Taylor Swift lança The Tortured Poets Department, com 16 músicas, e The Tortured Poets Department: The Anthology, com outras 15 canções adicionais.
Fontes:
https://www.meioemensagem.com.br/opiniao/poder-do-tiktok-na-industria-musical
https://observador.pt/2024/04/12/musicas-de-taylor-swift-voltam-ao-tiktok-apos-confronto-entre-a-gravadora-e-a-rede-social/
https://www.tiktok.com/
A estratégia da Taylor Swift é um exemplo de como as marcas podem capitalizar o poder das redes sociais para promover seus produtos de forma eficaz.
ResponderEliminarSem dúvida! Obrigada pelo teu comentário, Inês :)
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