domingo, 21 de abril de 2024

O Novo Álbum da Taylor Swift e o Poder do Tiktok na Indústria Musical

Não é novidade que o TikTok tem um enorme poder sob a indústria musical. É a rede social que é capaz de definir se a música é um hit ou não. Um estudo feito nos Estados Unidos em 2020 revelou que 52% da Gen Z (entre 13 e 23 anos) usavam apps como TikTok, e 48% delas consumiam vídeos ligados à música. Em 2021, a plataforma encomendou um estudo à Nielsen e 92% dos utilizadores afirmam descobrir conteúdos novos e que gostam através da rede social.

Com isto, já vi até afirmações de que determinadas músicas eram lançadas de propósito para ficaram famosas no TikTok. Outras músicas foram lançadas primeiro no TikTok e só depois publicadas nas plataformas de música. Por vezes, os fãs chegam a fazer vídeos com o objetivo de pedir que o artista lançe a música oficialmente no iTunes e Spotify.

Recentemente gerou-se uma polémica entre o TikTok e a produtora de música Universal Music Group. Esta polémica inicia quando, a 30 de janeiro, a editora escreveu uma carta aberta em que afirmavam que o "TikTok estava a tentar construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música". O TikTok responde com a acusação de que a produtora estaria a "colocar a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores".

Depois de várias queixas dos fãs feitas com vídeos no próprio TikTok, as músicas da Taylor e de outros artistas que pertencem à Universal Music Group voltaram a meio do mês de abril, após 10 semanas de pausa!

Assim, parece que o conflito caiu por terra e os fãs mostraram entusiasmo com o regresso das músicas.

Como grande aliado dos artistas, o TikTok por vezes consegue ir um bocadinho mais longe do que simplesmente deixar acontecer... Vamos ver!

Na passada sexta-feira, dia 19 de abril, Taylor Swift lança The Tortured Poets Department, com 16 músicas, e The Tortured Poets Department: The Anthology, com outras 15 canções adicionais.



O TikTok veio dar uma mãozinha a este lançamento! Se isto foi acordado com a produtora ou com a cantora?! Não sei muito bem, mas foi feito e está a resultar.



Podemos adicionar à nossa foto de perfil uma moldura exclusiva alusiva ao novo álbum da Taylor. Mas para isso temos de seguir aguns passos:


Como vemos, temos de seguir a @TaylorSwift (a cantora), @TaylorNation (a equipa oficial de gestão da cantora), adicionar a música Fortnight ao iTunes ou ao Spotify e criar um vídeo com a hashtag #THETOURTUREDPOETSDEPARTMENT. Tudo isto para conseguir a moldura na foto de perfil.

Eu aderi e muitos fãs também!

Uma excelente jogada de marketing que impulsiona o álbum, a Taylor Swift, o TikTok, o Spotify, o iTunes e o envolvimento dos fãs!

Penso que até se possa falar aqui de um pouco de FOMO. Se sou fã da Taylor claro que vou querer ter a moldura do álbum na minha foto de perfil e claro que vou cumprir os passos todos para conseguir a moldura!

Por fim, se o novo álbum da Taylor Swift anda pelo TikTok é oficialmente um hit para a Gen Z, gostando ou não gostando da cantora.

Fontes:

https://www.meioemensagem.com.br/opiniao/poder-do-tiktok-na-industria-musical

https://observador.pt/2024/04/12/musicas-de-taylor-swift-voltam-ao-tiktok-apos-confronto-entre-a-gravadora-e-a-rede-social/

https://www.tiktok.com/

2 comentários:

  1. A estratégia da Taylor Swift é um exemplo de como as marcas podem capitalizar o poder das redes sociais para promover seus produtos de forma eficaz.

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