sábado, 6 de abril de 2024

SAVERS - Clean like Monica 🧼🫧🧹

Para quem não conhecia esta marca, vai passar a conhecer e com muita vontade de adquirir estes produtos que fascinaram a internet apenas através de associação a uma personagem muito querida da televisão americana.

A Savers é uma empresa familiar britanica, fundada em 1988, que faz parte do grupo AS Watson Group, sendo este o principal retalhista internacional de saúde e beleza do mundo, opera mais de 16.000 lojas e representa 12 marcas de retalho em 28 mercados. É conhecida pelos preços baixos e no passado foi premiada como uma das melhores empresas para se trabalhar pelo Sunday Times, não admira que os seus marketeers sejam tão criativos.

Em 2023 a marca lançou uma coleção de produtos de limpeza intitulada de "Clean like Monica" inspirada na icónica personagem Monica da série F.R.I.E.N.D.S.

Acho que já consegui captar a vossa atenção 😂


Quem já viu FRIENDS sabe que uma das características mais cómicas de Mónica Geller é a sua obsessão com limpezas e organização. A Mónica é tão perfeccionista que até tem a sua própria rotina de limpeza. Como tal esta marca de produtos de limpeza, casa e beleza utilizar a fama da série como branding da sua nova gama de produtos de limpeza, que vão de panos, a luvas, bathroom cleaners, toilet cleaners e limpa vidros.

Considero este lançamento, com todo o branding baseado na série cómica, muito inteligente, uma vez que deste modo a empresa conseguirá obter o Share of Mind do público por associação a uma série tão adorada em todo o mundo e principalmente pela referencia a uma das características mais hilariante da personagem feminina. Consegue assim de uma forma bastante original a atenção do público a nível mundial. Infelizmente os produtos "Clen like Monica" não estão disponíveis em Portugal.






Este uso da série FRIENDS pela SAVERS, foi realizado através de um licenciamento da marca da série americana.

Licenciamento da Marca - É um contrato realizado por uma marca a outra, que permite o uso do nome, imagens, personagens, slogans, jingle e outros tipos de propriedade intelectual na comercialização dos produtos da outra parte. Neste contrato tudo deve estar escrito de forma precisa e clara para ambas as partes. O uso de licenciamento de marca é uma estratégia de marketing eficaz para ambas as empresas uma vez que permite o aumento das vendas e lucros, a atenção de segmentos específicos, aumentar a quota de mercado de ambas e a sua visibilidade. A empresa que adquire o licenciamento beneficia da imagem de uma marca de confiança e querida pelo público, e do lado da marca licenciada, esta gera receitas sem ter de produzir ou comercializar um produto e ainda aumenta o seu alcance.


A campanha está a ser partilhada nas redes sociais da marca, onde os fãs da série e utilizadores dos produtos Savers demonstram o seu espanto e agrado com esta iniciativa. Já existem inúmeros vídeos no TikTok de fãs da série a comprar os produtos "Clean like Monica". Portanto, se está a ter destaque no TikTok, é porque está a captar a atenção do público e está a originar UGC, ou seja, free and reliabel marketing.

Deixo-vos então com uma questão:
Conhecem mais alguma marca que tenha feito algo do género? Eu conheço, mas vou esperar pelos vossos comentários para partilhar 😉.

 Fontes: 

4 comentários:

  1. Olá, Mariana!
    Como enorme fã de F.R.I.E.N.D.S não deixei de notar no teu post, como é óbvio! Todos os fãs conhecem a mítica cena em que a Monica tem um aspirador pequeno para aspirar o seu aspirador. A sua veia perfeccionista e obcecada com limpezas é muito característica da sua personagem e um dos muitos aspetos que faz da série um sucesso. Uma série com quase 30 anos, que ainda é vista por imensas pessoas hoje em dia e qualquer marca que lhe faça referência dispara as suas vendas.
    É muito fácil os fãs de F.R.I.E.N.D.S comprarem produtos relacionados à série, pois a sitcom tem personagens com as quais o público empatiza, devido a todos os seus defeitos e qualidades, comicamente representados. Os fãs pertencem a uma comunidade que também queria fazer parte daquele grupo de 6 amigos.
    É muito inteligente a Savers utilizar a referência às limpezas da Monica, pois está a "chamar" para a sua marca, todos os fãs que se identificam com a personagem, pois também são perfeccionistas e obcecados com a limpeza ou que gostam da personagem e querem experimentar os produtos. "Chamam" uma comunidade que não é a da sua marca e poupam imenso em marketing, porque sabem que vai viralizar e as pessoas vão querer experimentar.
    Acho que seria interessante se eles conseguissem colocar a atriz Courteney Cox a experimentar os produtos da marca, pois também ela se identifica com a sua personagem. Seria uma forma de aumentar ainda mais a confiança nos produtos.
    Por último, destacaria que a estratégia descrita neste post é também utilizada por outras marcas como a LEGO. A LEGO também utiliza marcas como F.R.I.E.N.D.S., Stranger Things e Star Wars nos seus produtos.

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  2. Alô Leonor, sim realmente seria muito bom a própria "Monica", Courteney Cox fazer parte da campanha da marca, no entanto acho um pouco difícil visto que a atriz tem a sua própria marca de decoração e cuidados de lar. Mas uma parceria quem sabe?

    A LEGO é um mundo no qual eu quero viver 😂 eles aproveitam tudo o que seja, filmes e séries com grandes públicos e grupos de fãs, satisfazendo as necessidades infinitas destes grupos e aumentando exponencialmente os seus lucros.

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  3. Olá Mariana! Eu AMEI a tua publicação... Friends é uma das minha séries favoritas e os meus amigos dizem que eu sou a Mónica AHAHA Não só pelas limpezas e organização, mas por várias características da personagem (mas acho que também tenho um bocadinho da Rachel, ou pelo menos queria ter!!)

    Penso que não seja possível encomendar para Portugal... Mas adorava comprar!

    Sobre outros casos parecidos a este, temos a Duff Beer. A Duff é a cerveja favorita de Homer Simpson em The Simpsons e começou a comercializada na vida real. Mas ao contrário da Savers, esta marca é comercializada sem autorização do criador dos desenhos animados, que disse que não pretendia licenciar a marca. Não é possível comprar em qualquer surperfície comercial na maior parte dos países, mas é possível encomendar para Portugal: https://www.glood.pt/produto/12129/duff-beer-bottle-330ml

    Os Funko Pops são outras das marcas que de certa forma se podem assemelhar a este caso. São bonequinhos de coleção de várias personagens de séries, filmes, enfim... personagens da cultura pop. Aos fãs da Marvel deve ser uma loucura colecionar os bonecos de todos os super-heróis!

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  4. Olá, Mariana! Adorei a tua publicação! Tal como tu sou mega fã desta série! Sei os episódios todos de cor e já perdi a conta à quantidade de vezes que assisti à série.
    Tal como a Ana a minha personagem favorita é a Mónica e também me dizem que se eu fosse uma das personagens seria essa 😄
    A obsessão pelas limpezas é uma das características-chave da Mónica e até o Chandler ela conseguiu converter! Adoro o episódio em que o Chandler limpa a casa para a surpreender e no final não consegue deixar as coisas "EXACTLY where he found it!"
    Não conhecia esta marca e agora já só quero tudo o que eles têm! 😱
    Assim de repente lembrei-me de uma versão limitada dos Cheesy Poofs inspirados nos desenhos animados South Park
    e a cerveja amanteigada do Harry Potter.

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