domingo, 12 de maio de 2024

Como era/seria na minha geração?

Conhecem aquela expressão “diz-me que és português sem dizeres que és português”? Ora neste caso é “diz-me que vais às aulas de Web Marketing e Comércio Eletrónico sem dizer que vais às aulas de Web Marketing e Comércio Eletrónico” 😊 Aqui está a resposta. Recentemente surgiram no reels do meu Instagram vídeos relativos às gerações, que por sinal é uma das temáticas das nossas aulas (dizem por aí que os telemóveis ouvem tudo). Eis o primeiro:


Neste primeiro vídeo é possível ouvir algumas músicas da época dos Millennials com uma nova roupagem da Gen Z

O segundo:

Este vídeo retrata o comportamento de um gestor das diferentes gerações perante um funcionário doente. É possível ver de tudo. Os Millennials mostram preocupação com a saúde do seu funcionário e até enviam a “receita” para ficarem melhores; já o Gen Z falam por mensagem e o chefe envia um TikTok para que o funcionário se sinta melhor; os Boomers desconfiados pedem, se possível para o funcionário ligar a câmara para confirmarem se de facto está doente; os Gen X perguntam se é covid, não sendo, então o gestor questiona o funcionário sobre a possibilidade de terminar o trabalho e não ser chamado para as reuniões. Com este pequeno vídeo conseguimos ver algumas das características destas gerações.

O autor do segundo vídeo é Cruz Corral, um criador de conteúdos digitais aka influencer com conta no TikTok, Instagram, entre outras. Grande parte do seu conteúdo é sobre as diferentes gerações, nomeadamente no comportamento, isto é, na forma de lidar com determinados assuntos.


Além destas contas, Cruz tem todo um merchandising, onde as canecas são igualmente com a temática “gerações”. Podes consultar a loja online aqui: https://champagnecruz.com/collections/dream-team-merch

Deixo este post para quando estiveres a estudar para o exame e quiseres fazer uma pausa sem nunca perderes o foco.

P.S. A tuas redes sociais também já foram invadidas por estes vídeos? Se não, é um sinal… 😊

Fonte: https://www.netinfluencer.com/cruz-corral/

3 comentários:

  1. Olá Ana, bem vinda ao blogue! Concordo, se a turma não está a ser perseguida sobre conteúdos discutidos nas aulas de WMCE... só pode ser mau sinal! Muitos utilizadores sentem-se desconfortáveis e acham a experiência estranha, mas por outro lado é também uma forma de as redes sociais conseguirem maior proximidade com estes, captando a sua atenção com algo que potencialmente lhes interessa. Interesse que depois pode ser monetizado... Em nome dos Gen X, obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana! Gostei muito do teu post!! A temática das gerações interessa-me bastante e achei o conteúdo do vídeo super 'relatable'. No mesmo seguimento deixo estes dois vídeos https://www.youtube.com/shorts/MR0YNPci_JQ
    https://www.youtube.com/shorts/8wc2GHwqMMA
    Ambos pertencem a uma trend muito famosa do TikTok! Penso que os vídeos falem por si só...

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana! Adorei o teu post!
    Estes vídeos que surgem nos Reels e no TikTok refletem, de forma divertida, os contrastes entre os comportamentos das várias gerações em diferentes temáticas e contextos, como música, trabalho, entre outros. Através destes vídeos conseguimos “viajar” desde os valores tradicionais dos baby boomers até às gerações digitais, como a Gen Z! Além de ser bastante engraçado verificar as diferenças existentes, os vídeos permitem também potenciar um diálogo intergeracional nos comentários das redes sociais, permitindo inúmeras trocas de experiências. Deixo o link de mais uns vídeos desta tendência :)
    https://youtube.com/shorts/1FDfsqTWMic?si=6yPO2OkHIAR6dxz7
    https://youtube.com/shorts/DyRJvJHQKdM?si=cgMgCsfPjvX311uy

    ResponderEliminar