A campanha utiliza o storytelling e é eficaz ao usar cenas simples e relacionáveis para ressaltar a necessidade de equilíbrio entre o uso da tecnologia e a vida real. É uma excelente estratégia de marketing emocional que sensibiliza o público promovendo a reflexão sobre os hábitos tecnológicos.
O uso excessivo da tecnologia transformou as comunicações familiares e pode afetar o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos adolescentes, especialmente adolescentes de 11 a 17 anos Embora as tecnologias ofereçam benefícios, também trazem problemas como isolamento social, narcisismo, depressão e ansiedade. Silva & Silva (2017) sugerem que psicopedagogos desenvolvam estratégias para equilibrar o uso das tecnologias, promovendo um desenvolvimento saudável através de atividades lúdicas e desportivas, e fortalecendo os laços afetivos e o diálogo.
Em 2022, a Vodafone Portugal lançou uma campanha "Partilha o que estás a sentir" em que utilizou um vídeo para sensibilizar a sociedade que a tecnologia facilita a partilha de sentimentos e momentos especiais e neste caso até evitar uma situação fatal. Esta campanha criou um vínculo emocional forte, posicionando a Vodafone como uma facilitadora de conexões significativas.
E vocês o que pensam? Será a tecnologia um excelente meio de nos mantermos unidos? ou por outro lado pode ser a maior causa da nossa solidão?
EQUILÍBRIO....UM DESAFIO!👏
Fontes:
ECO (2022). Vodafone elege saúde mental como tema da campanha de Natal. ECO. https://eco.sapo.pt/2022/12/06/vodafone-elege-saude-mental-como-tema-da-campanha-de-natal/
ECO (2022). Vodafone elege saúde mental como tema da campanha de Natal. ECO. https://eco.sapo.pt/2022/12/06/vodafone-elege-saude-mental-como-tema-da-campanha-de-natal/
Lopes, A. P., Laranjeiras, A. L. C., Neves, R. W. S., & Alencar, V. V. (2021). O USO EXCESSIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SEUS IMPACTOS NAS RELAÇÕES PSICOSSOCIAIS EM DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 6(3), 166–166. https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/8964
Silva, T. & Silva, L. (2017). Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista Psicopedagogia, 34(103), 87–97. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100009
Olá, Tânia.
ResponderEliminarSem dúvida, que o equilíbrio entre a vida digital e as relações pessoais é um desafio cada vez mais presente na nossa sociedade. Ambas as abordagens destacam a importância das ligações humanas, seja no uso equilibrado da tecnologia para preservá-las, como a DTAC propõe, ou usando a tecnologia para fortalecê-las, como a Vodafone demonstra.
A campanha "Disconnect to Connect" da DTAC aborda essa questão de forma brilhante, usando o storytelling para sensibilizar sobre os impactos da tecnologia nas interações humanas.
É importante refletirmos sobre como o uso excessivo de dispositivos digitais pode afetar não só as relações familiares, mas também o desenvolvimento emocional e social, principalmente, dos jovens.
É muito importante encontrar um equilíbrio saudável que garanta que se está a aproveitar os benefícios da tecnologia sem comprometer as relações pessoais e o bem-estar emocional.
Tânia que reflexão bonita e tão atual! Eu pelo menos li assim, tal como o Filipe diz é difícil o equilíbrio.
ResponderEliminarAmbas as campanhas visam sensibilizar para a importância de usar a tecnologia de forma equilibrada, preservando relacionamentos significativos. Embora a tecnologia possa ser útil para manter conexões, é preciso ter cuidado para não cair no uso excessivo, que pode levar à solidão e afetar negativamente a saúde mental. Encontrar um equilíbrio saudável é fundamental para garantir relações humanas autênticas e valiosas. Será que o estamos a fazer? estaremos preparados?