A passagem de Taylor Swift por Portugal não passou indiferente aos diferentes meios de comunicação. Desde os telejornais às redes sociais, nas ultimas duas semanas um tema que se evidenciou foi o "THE ERAS TOUR" da Taylor Swift. Mas... "Who's Taylor Swift anyway? Ew".
Taylor Swift é uma cantora e compositora dos Estado Unidos, começou a carreira ainda muito jovem num estilo Country. O primeiro álbum saiu em 2006 com o mesmo nome da artista e já neste álbum todas as musicas foram escritas ou coescritas por Taylor Swift. Com a progressão na carreira migrou para o estilo Pop e conta neste momento conta com 11 álbuns já lançados. As suas canções maioritariamente falam sobre amores não correspondidos ou relações que não correram assim tão bem. A artista já se viu envolvida em algumas polémicas e criticas e estes acontecimentos deixaram marcas profundas na sua carreira e no seu estilo musical. Recentemente, começou a usar a sua musica para se aliar a movimentos como o empoderamento feminino, ideologias politicas e a igualdade e respeito para elementos da comunidade LGBT.
"THE ERAS TOUR" é uma tour que passa por diversos países do mundo, que a artista decidiu criar onde concentra os maior êxitos dos seus 18 anos de carreira. Um espetáculo que 3 horas onde a artista canta, dança e troca de roupa de acordo com o estilo do álbum que está a cantar naquele momento. Desde o momento em que Lisboa apareceu como local de passagem da tour surgiram logo noticias sobre o tema. Novas noticias surgiram quando os bilhetes para o concerto esgotaram em questão de minutos.
Dado que os dois concertos que a Taylor Swift deu em Portugal ocorreram na passada Sexta-Feira e Sábado, as redes sociais estavam inundadas de publicações relativas ao acontecimento, especialmente porque é a primeira vez que a artista atuou a Portugal.
Neste sentido as marcas não quiseram "perder o comboio" e se toda a gente está a falar e desperta para o assunto "Taylor Swift", então as marcas preparam publicações para demonstrarem que também são fãs da artista e assim conquistarem os "Swifties".
De forma leve, simples e num tom divertido a marca conseguiu posicionar-se no assunto do momento promovendo os seus produtos.
A Oreo Portugal também entrou na carruagem do "THE ERAS TOUR" com um "Oreo Tour" e as pulseiras da amizade que os fãs da Taylor Swift constroem com missangas e depois trocam nos concertos com pessoas que conhecem. Associando-se assim ao evento do momento e realçando sentimentos como os da amizade.
Este posicionamento das marcas é muito interessante pois, como que as humaniza. Apesar de sabermos que nem que um pacote de bolachas Oreo ouve "Delicate", nem uma garrafa de Super Bock dança ao som de "Shake It Off" (até porque perdia o gás), ao sermos apresentados com estas publicações sentimos uma empatia com a marca caos sejamos fãs da Taylor Swift. Isto ajuda a criarmos de forma inconsciente uma preferencia por nos identificarmos com os "gostos" das mesmas.
Olá Emanuel! Sendo eu uma swiftie não podia deixar de comentar o teu post! Na passada sexta-feira fui ao concerto da Taylor no estádio da luz... inesquecível. Eu fui colecionando algumas publicações de marcas acerca da eras tour. Deixo os links para os posts de Instragram da Samsung, do Lidl e da agência imobiliária ERA. https://www.instagram.com/p/C7WHicRih9O/
ResponderEliminarhttps://www.instagram.com/p/C7UfwsgPh4l/
https://www.instagram.com/p/C7WBnl-BJyW/
Olá Ana! Obrigado pelo contributo, foi um verdadeiro fenómeno nas redes! Além que foi um excelente espetáculo!
EliminarOlá Emanuel! Acho que é uma estratégia muito inteligente por parte das marcas associarem-se a um fenómeno como a #TheErasTour, visto que tem sido o assunto mais falado nos últimos dias nas redes sociais!
ResponderEliminarA Vodafone aproveitou a chegada da tour a Portugal para destacar um dos seus serviços no Instagram - o tarifário Red (Vodafone's Version), uma referência que só os swifties vão entender :)
https://www.instagram.com/p/C7V_6gGBdwE/