sexta-feira, 25 de abril de 2025

A Febre dos Bonecos Feitos por IA

A nova moda? Criar action figures com inteligência artificial. Estes são bonecos “colecionáveis”, personagens fictícias ou até mesmo representações de pessoas reais.

Mas como é que isto está relacionado com web marketing?

Criatividade + IA = Produto Único

De facto, é simples, um utilizador descreve uma personagem — seja um herói, vilão, mascote de uma marca, ou o próprio utilizador — e o ChatGPT, em conjunto com ferramentas de criação de imagens, cria o design inicial. Este visual até pode ser transformado num produto digital para fins promocionais, por exemplo.

Além disso, as empresas já estão a utilizar estes “bonecos” para mascotes da própria marca, e também como personagens de storytelling para campanhas no Instagram ou no Tiktok. E, de facto, o público adora, visto que é algo novo, diferente e “feito por IA”, a “moda” do momento.













Tal como tudo, esta tendência tem as suas vantagens, já que estas personagens são virais e tornam-se conteúdo “fácil” e que traz retorno para as marcas. Também são uma personalização, onde um utilizador se pode “ver” a si próprio nesta tendência. Além disto, o facto de as marcas utilizarem as action figures nas suas campanhas e conseguirem, assim, transmitir os seus valores, faz com que haja uma maior conexão emocional com o público. Por último, antes, ao criar uma personagem deste género, era algo que envolvia contratar uma equipa de design, que demoraria semanas a terminar. Agora, bastam minutos, sendo o processo acelerado e mais acessível.


No entanto, nem tudo são “rosas”.

É aqui que começa a “crise”, será que a arte já não é valorizada e só queremos coisas rápidas?

Embora a IA otimize o processo, muitos designers e ilustradores veem esta tendência como uma ameaça à sua profissão, especialmente quando marcas preferem IA a contratar criadores humanos.

Além disto, os utilizadores também podem ter expectativas irreais, pois podem querer ter logo resultados perfeitos com uma descrição simples, ou seja, pode gerar alguma frustração.

                                                    Figuras políticas transformadas em action figures

Efetivamente, as action figures são uma fusão entre criatividade humana e automação inteligente, com grande potencial no marketing digital. Como qualquer inovação, oferecem vantagens competitivas, mas também exigem uma utilização consciente.


Fontes:
https://observador.pt/2025/04/07/politicos-personagens-de-series-e-muito-mais-depois-do-filtro-ghibli-as-redes-sociais-querem-colecionar-figuras-de-acao-feitas-pela-ia/
https://www.youtube.com/watch?v=1Uofhiz05yg
https://sicnoticias.pt/mundo/2025-04-20-video-chatgpt-depois-das-imagens-ao-estilo-studio-ghibli-nova-febre-sao-as-figuras-de-acao-09021417

2 comentários:

  1. Olá Inês. É realmente um problemática que dá que pensar. Ao refletir sobre o tema ocorreram-me duas vias de pensamento: 1) limitação da IA e produção de conteúdo semelhante com probabilidade de haver conteúdos parecidos vs exclusividade de recorrer a um Designer e 2) integração da IA na produção de conteúdo digital do Designer. No âmbito deste último ponto penso que os designers podem beneficiar da IA para o desenvolvimento do seu próprio trabalho e podem até integrá-la na produção dos seus conteúdos de forma leve ou humorística. Por exemplo, produzir conteúdo do tipo "IA vs designer" em formato reel. Desta forma poderiam destacar as potencialidades do seu trabalho face à IA e incentivar as pessoas à valorização do seu trabalho e até mesmo a manifestar-se sobre o tema. Com a abordagem certa, criatividade e humor, designers e ilustradores que criem conteúdo digital podem gerar debates interessantes e, ao mesmo tempo, valorizar o seu papel no processo criativo.

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  2. Olá Inês! A criação de action figures com IA combina tecnologia e criatividade, transformando o marketing digital. No entanto, ao automatizar o processo criativo, surge a questão da valorização da arte humana: será que a rapidez e acessibilidade estão a substituir a profundidade e autenticidade da criação manual? O desafio será encontrar um equilíbrio entre inovação e expressão genuína, garantindo que a tecnologia atua como uma aliada da criatividade, sem a descaracterizar.

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