domingo, 27 de abril de 2025

A Saudade tem sabor?

 No passado dia 23 de abril, o gigante McDonalds Portugal publicou no seu Instagram uma imagem com a palavra Saudade, onde acompanhou com a seguinte pergunta: "Digam lá... De que produto do Mac é que têm mais saudades?🫢". Com um simples post, a cadeia de fast food despertou a curiosidade e nostalgia dos seus clientes.


Ao analisarmos o Instagram do McDonalds Portugal, é possível verificar que o mesmo costuma ter uma média de comentários abaixo dos 100, com situações pontuais que excedem esse valor. No entanto, com uma publicação simples, mas que apela à memória afetiva dos seus clientes em relação aos produtos antigos dos quais têm mais saudades, o McDonalds conseguiu obter uma publicação que gerou assunto e expectativa, onde envolveu o seu público com mais de 1000 comentários.
Este caso é um verdadeiro exemplo de como utilizar o Web Marketing de forma estratégica, uma vez que, com uma simples palavra, é possível criar uma conexão forte com o seu público, ao ativar as recordações de produtos antigos que deixaram mais saudades após serem descontinuados pelo McDonalds.

No entanto, e para não deixar o assunto a meio, a McDonalds deu resposta 2 dias depois, mostrando que ouviram os pedidos dos seus clientes.



Na publicação é possível verificar um conjunto de comentários de consumidores a pedir determinados produtos de volta, mas com o nome dos produtos censurados, criando o suspense que, em breve, algum pedido mencionado na publicação voltará para o menu.

Se já era sabido que o McDonalds é um exemplo sólido de empresa experiente, estas duas publicações provam-nos que o mesmo sabe também aproveitar oportunidades de Web Marketing de forma brilhante. 
Primeiro, ao apelar à saudade dos seus clientes, a marca conseguiu atingir um alcance maior que o normal através de um maior número de comentários e partilhas, além de criar especulação entre os seus clientes. De seguida, com o complemento da segunda publicação, a marca cria a sensação ao cliente que ouve os seus pedidos (e que o seu negócio é centrado nas vontades dos seus clientes), além de preparar terreno para as vendas, uma vez que quando lançarem os pedidos antigos mais adorados, já existe uma comunidade entusiasmada e predisposta a comprar e consumir para matar saudades.
Com formas simples de utilizar o Instagram, o McDonalds criou um envolvimento do público com estratégias que nem parecem publicidade- mas que geram impacto fortíssimo.

Mas e tu, qual produto tem mais saudades e gostarias que estivesse de volta?🍔🍟✨

Fontes:

1 comentário:

  1. Obrigada por este post Ana!
    Esta publicação do McDonalds mostra que, no Web Marketing e no mundo digital, não são precisas grandes campanhas para criar impacto. Apenas basta conhecermos bem o nosso público e tocar na emoção certa. O uso da palavra "saudade", uma palavra forte na língua portuguesa, foi uma jogada brilhante para fazer as pessoas recordarem e partilharem as suas memórias. E, como mencionaste no teu post, o facto da marca ter publicado outro post com as respostas passado 2 dias, só mostra que realmente ouvem os clientes e estão atentos aos seus pedidos!
    Na minha opinião, outras marcas deviam seguir este exemplo, não imitando, mas encontrando aquela coisa simples que sabem que os seus consumidores vão comentar e partilhar!

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