quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sony alerta clientes Playstation para roubo de informação pessoal

Saiu hoje esta noticia no Diário Económico, que me fez pensar que o fenómeno de Pirataria na Internet pode passar a ser uma verdadeira dor de cabeça não só para todos nós que navegamos, mas também para as empresas que possuem Software com informações confidenciais dos aderentes. Em situações como esta, a empresa promotora da rede, com certeza que será reponsabilizada pelos danos causadas aos consumidores. Cada vez mais, as empresas tem de se preocupar com a protecção de dados dos seus clientes e se, eventualmente, forem alvo de pirataria, como devem reagir e comunicar às pessoas prejudicadas.

A Sony informou hoje ter ocorrido o roubo de informação privada dos seus clientes com conta de utilizador da rede PlayStation, incluindo na informação pessoal a relativa aos cartões de créditos. O anúncio da empresa nipónica, feito através da sua divisão para os Estados Unidos, ocorre quase uma semana depois de ter suspenso o acesso em linha à sua plataforma de jogos, devido ao que disse então ser uma "intrusão externa", sem ter dado mais detalhes, noticia a Efe.

A Sony admite agora que o nome, a morada, o correio electrónico, a data de nascimento e as palavras-passe para entrar na rede PlayStation poderiam estar na posse de terceiros, alheios à empresa, que conseguiram ultrapassar os seus sistemas de segurança.
A empresa admitiu ainda que os piratas informáticos podem ter tido acesso aos números dos cartões de crédito dos utilizadores e à data da sua validade, alertando os clientes para que tomem precauções.

3 comentários:

  1. Olá Ana,

    Mais um artigo quer nos mostra os problemas da internet, talvez ela seja mesmo "uma faca de dois gumes". Temos a vantagem de poder comprar jogos para a playstation online, no conforto do nosso lar, mas podemos ser alvo de pirataria, de roubarem os nossos dados. E nem sabemos para quê!

    A Sony já lamentou o sucedido, mas a verdade é que teve de cancelar as vendas online e pedir a todos os seus clientes para terem cuidado. Será que os clientes da playstation voltarão a confiar na marca? voltarão a comprar online?

    Estamos numa altura em que muitas pessoas dão os seus dados sem qualquer preocupação, confiam que as pessoas que estão do outro lado do computador são de confiança e têm um sistema bem protegido. Mas parece que nem a Sony o tem..

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  2. Sara, tens toda a razão. A Internet tem uma potencialidade incrível para nos permitir tomar acções muito diversas sem sairmos de casa, mas será que é um lugar seguro?

    Supostamente a Sony, com toda a sua experiência, "know-how", e inovação nesta área deveria estar devidamente preparada e acima de quaisquer suspeitas. Por outro lado, também podemos imaginar que o peso da fama tem a contrapartida de se ter tornado um alvo apetecível, e muito provavelmente estaria já a sofrer milhares de tentativas de violações de segurança todos os dias, tal como os sistemas de homebanking.

    Certo é que já quem fale em custos na ordem dos 24mil milhões de dólares (http://www.eurogamer.pt/articles/2011-04-27-fuga-dados-vai-custar-USD24-bilioes-a-sony)... logo veremos assim que começarem a chover os processos judiciais, mas sem dúvida que será muito difícil recuperar a confiança dos consumidores

    Um bom exemplo para não nos esquecermos que o potencial positivo da Net pode ser muitas vezes igualado ao negativo.

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  3. Sem dúvida que este incidente terá impacto na Sony, mas penso que não será um impacto muito forte. A sony decerto que já tem equipas de advogados prontos para os processos e vão conseguir declinar alguma responsabilidade através dos ToS que supostamente os usuáris devem ler antes de se registarem. O serviço é oferecido "as is" e sem nenhuma garantia.
    Eu pessoalmente também fui afectado por isto, mas não vejo o quao grave pode ser eles terem o meu nome morada e nº do CC (eles não têm acesso ao codigo de verificação), para além do facto que no meio de 75 milhões de usuários, teriamos de ter muito azar para os hackers resolverem "brincar" com a nossa informação específica.
    Por outro lado, muita gente não vai abandonar a Sony e a PS# devido ao grande número de exclusivos e devido ao facto de a única alternativa (eu não considero a WII uma alternativa a PSN), a xBox live ser paga.

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