sábado, 28 de maio de 2011

Doping... e o lado negro da internet.

No ambito do trabalho de webmarketing, do qual eu faço parte, cujo tema é um gigante mundial da industria farmaceutica, e com base nas pesquisas feitas por nós todos, aproveito para falar sobre o doping, que não são mais do que uma especie de medicamentos usados em várias áreas terapeuticas. A busca do corpo perfeito e a melhoria da condição física, aumenta a cada dia que passa... e juntamente, aumenta a procura de substâncias que optimizam o ganho da força, da resistência e da massa muscular. Essas substâncias só são vendidas com prescrição e receita médica, pois podem ser utilizadas legalmente para fins terapeuticos, mas a comercialização ilegal dessas drogas aumenta todos os dias na internet.
O tráfico e o consumo de produtos dopantes são proíbidos, mas as sanções são dirigidas apenas aos desportistas federados. Os outros, não vivem à margem da lei, porque os desportistas amadores não são contemplados no decreto de lei que regula o doping em Portugal (é estranho perceber isto).
A internet é uma boa fonte não só para comprar tudo o que é preciso, mas também para trocar ideias e ficar mais informado. Há chats onde se trocam opiniões sobre "as melhores doses", para se conseguir atingir "os melhores resultados", contendo fotos dos melhores locais no corpo para introduzir o doping, e até ensinam como injectar as substancias."... introduzir a agulha com rapidez e firmeza, com um angulo de 90º... aspirar para ver se não atingiu um vaso sanguíneo... injectar o líquido vagarosamente...", explica um site aos que têm medo de se dopar...
O doping, e as suas susbtâncias relacionadas, encontram-se à venda na internet de forma muito banal... basta uma pesquisa num qualquer motor de busca, para encontrar-mos várias páginas que promovem a informação e a comercialização destas substancias de forma ilegal, constituindo uma ameaça à saúde daqueles que optam por esta via para aumentar o desempenho atlético. Será que a compra de medicamentos online é segura?? mesmo que uma farmácia tenha autorização do infarmed para vender medicamentos online, há sempre "medo"...
A título de vários exemplos que eu podia citar aqui, temos LaShawn Merrit, que chegou a ser campeão olímpico (Pequim, 2008) e mundial de 400metros (Berlim, 2009). Merrit foi alvo de 3 controlos de doping positivos. Ele deu a desculpa esfarrapada de que comprou na internet um produto para aumentar o tamanho do pénis, que continha uma substancia proibida no desporto... como é obvio, esta desculpa não convenceu ninguém, e Merrit foi suspenso...

2 comentários:

  1. "O doping... e o lado negro da internet" seria o título do "artigo", se eu não me tivesse esquecido de o colocar :)

    ResponderEliminar
  2. Bruno, podes editar o post e voltar a colocá-lo outra vez com o título.

    Mas a verdade é que como dizes, na net podemos comprar de tudo um pouco, de qualquer lugar. É um mercado global para as coisas boas e más.

    Agora, quem usa este tipo de produtos sabe que o faz sobre sua conta e risco, pois os efeitos produzem-se essencialmente no longo prazo.

    Provavelmente não poderemos controlar as transacções ocorridas na Web, mas penso que é da responsabilidade das autoridades vigiar o que se passa e controlar aquilo que entra nas fronteiras.

    ResponderEliminar