quinta-feira, 1 de março de 2012


Anunciantes portugueses investiram 1587 milhões de euros em comunicação


Olá Turma! Trago-vos excertos de um artigo que achei bastante interessante por traduzir, em números, a importância/grandeza dos investimentos em comunicação pelas empresas portuguesas. Chamo a atenção para o facto de as empresas de serviços liderarem os investimentos nas áreas de comunicação e Internet: 

"As 150 maiores empresas anunciantes em Portugal, que representam mais de 90 por cento do total de investimentos, investiram, no ano passado, um total de 1587 milhões de euros em comunicação, segundo revela a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN).

O valor supra corresponde ao investimento real das marcas nas cinco principais componentes da comunicação: a compra de espaço em meios (ATL); o investimento na área do digital (que inclui o display, SEO/SEM, social media e mobile); o investimento das marcas em patrocínios, eventos e mecenato; o investimento em ponto de venda (BTL) e ativação das marcas; e ainda os valores de investimento em relações públicas.

Das cinco áreas, a que conta com maior investimento é a compra de espaços em meios (60,5 por cento), seguida do ponto de venda (BTL) – 21 por cento. As restantes três áreas perfazem um total de cerca de 18 por cento – 9,6 por cento em patrocínios, 6,7 por cento em digital e 2,2 por cento em relações públicas.

O sector dos serviços é o que assume maior peso no total dos investimentos (47,6 por cento, que corresponde a 755 milhões de euros). Contudo, o sector do consumo não duradouro também apresenta uma percentagem elevada relativamente ao investimento – 44,8 por cento, o correspondente a 711 milhões de euros.

Ainda dentro de cada macro importa saber as categorias que lideram os investimentos dos anunciantes: nos serviços, a área das comunicações e internet reúne o maior investimento, com 39,9 por cento do valor total, o equivalente a 301 milhões de euros - sendo que deste valor, 66,4 por cento corresponde a investimento em meios. No consumo não duradouro, a área de beleza e higiene é a que lidera a tabela, com 41,9 por cento do valor total investido – 298 milhões de euros; aqui, a compra de meios é uma tendência dos anunciantes (73,2 por cento do investimento). Já o consumo duradouro é liderado pelo subsetor automóvel, que representa 70 por cento do investimento, o que equivale a 73,5 milhões de euros."

O artigo completo pode ser lido aqui: 

1 comentário:

  1. Como aparece na coluna da direita, o Reino Unido foi o primeiro país onde o investimento em comunicação na net ultrapassou aquele feito em televisão. Nos EUA, também já ultrapassou a imprensa. Em Portugal, prevê-se que a evolução do digital seja mais lenta, sendo que deverá ultrapassar meios mais tradcionais apenas em 2013.
    A dispersão e fragmentação de audiências constitui um desafio para a comunicação. A lógica "on demand" pode constituir uma grande oportunidade para chegar ao alvo, a mais baixo custo (importante em período de crise) e de forma mais monitorizada, mas pode também constituir uma ameaça para quem siga uma lógica mais tradicional e linear, como é caso paradigmático da imprensa em formato papel.

    ResponderEliminar