A poucos dias da sua presença
em Portugal, com “The Mrs. Carter Show World Tour”, que é a terceira
turnê mundial da cantora norte-americana.
É
impossível não pensar na Beyoncé e na sua popularidade. Sendo um dos pontos
fulcrais pela sua disputa entre inúmeras marcas, para a sua associação e
presença nos suas publicidades, como uma grande vantagem competitiva.
Em
todos os anúncios que participou a cantora, encorpara um ou mais dos seus novos
temas musicais. São sempre considerados anúncios poderosos. A cantora é a escolha de marcas como a L’Oreal, Pepsi,
H&M e vê-se agora associada a uma linha de carros da marca japonesa Toyota,
para a sua
última campanha intitulada “Get going”,
com o intuito de atrair um público mais jovem para a marca.
Ao som de “XO”, canção do seu novo álbum,
o anúncio mostra a artista a narrar a sua carreira
que é feita de escolhas enquanto são exibidas algumas cenas da sua vida,
reconstrução de toda a sua trajetória , desde da altura em que estava na
barriga da sua mãe, depois em criança e sonhava em ser cantora e até mesmo
aparece compondo “Survivor”, temas para as Destiny’s Child, grupo ao qual a
cantora pertenceu antes de se lançar a solo. Desta forma, o anúncio ilustra a história
da sua ascensão como objetivo incentivar os jovens a perseguir os seus sonhos.
A frase que marca este anúncio é:
“Todos os dias
eu acordo e faço uma escolha. Não deixo o mundo decidir por mim, eu decido por
mim mesma. Eu decido seguir em frente”
Frase esta que
sempre foi o lema de vida da cantora. E ao qual a marca Toyota se associa.
Deixo aqui o video:
Como falado nas
aulas, tal como Cristiano Ronaldo, a cantora Beyoncé é um sucesso para as
campanhas de marketing de grandes marcas, todas querem se associar ao seu sucesso.
Esta última associação da cantora com a marca Toyota está a criar alguma
confusão para alguns consumidores. Qual é a vossa opinião?
Pessoalmente gosto bastante da cantora, e julgo que ela tem um carisma inigualável. Contudo, não deixo também de estranhar esta sua associação à Toyota. De facto parece não haver qualquer "ligação" entre ambas, mas é notório o desejo da Toyota em atrair um público distinto - mais jovem. Seja para o sexo feminino ou masculino, este endorsement chama sobretudo à atenção, e fica na memória de quem assiste à publicidade (pelo menos pela primeira vez). Assim através do percurso de esforço da cantora, a marca tenta transmitir que é possível atingir os nossos sonhos, pois as decisões estão nas nossas mãos - mesmo para escolher um bom carro!
ResponderEliminarLogo a Toyota terá o feedback por parte do público, e aí poderá avaliar a boa opção, ou não, que tomou. Acima de tudo é importante que, tal como a Prof.ª Teresa referiu nas aulas de Webmarketing, os valores da empresa estejam alinhados, neste caso, com os da cantora.
Sim, concordo. Também sou fã da cantora, e esta quarta-feira, dia 26 de Março, pude comprovar ao vivo no seu concerto cá em Portugal, o seu poder em relação ao público que a admira. Público maioritariamente jovem, mas não apenas adolescentes, ou jovem adultos, até mesmo crianças que já a vêem como um ícone a seguir o exemplo. E ainda mais espantada fico com a legião de fãs que a segue para todo lado, havia pessoas de todos os cantos do mundo. O pavilhão Meo Arena ficou repleto. Ela é sem dúvida uma artista que atinge um elevado número de pessoas, que não tem comparação com outros artista da actualidade.
EliminarAntes do início do concerto, foi curioso, que passou nos ecrãs o seu anúncio para a PESPI, e o pavilhão vibrou. Deixo aqui o anúncio:
https://www.youtube.com/watch?v=_2smYVl0zrk
Ela envolve em todos os seus anúncios, e este para a Pepsi é mais um exemplo do gosto em reviver o seu passado, e mostrar o quanto evoluí e cresceu enquanto artista.
Deixo aqui o making-off, considero que ajuda a perceber o sua dedicação neste projecto:
https://www.youtube.com/watch?v=RXEXiKvBO5I
Eu por acaso consigo entender perfeitamente a ligação entre a marca TOYOTA com a assinatura "Moving Forward" e a Beyoncé. Se avançar e não deixar que ninguém tome decisões por ela é o seu lema de vida para ter sucesso a nível profissional e obter um grande número de fãs porque não o "avançar" da Toyota também não ter o mesmo fim?
ResponderEliminarSim, a verdade é que associamos a Beyonce a um público mais jovem, mas a verdade é que eles cresceram com ela, e agora são jovens adultos,e que se adaptam perfeitamente ao público que esta gama da Toyota pretende atingir.
EliminarSe fosse eu o responsável de marketing desta campanha com certeza andaria à procura de um público feminino, com identificação ao estilo de vida da cantora.
ResponderEliminarCom identificação ao estilo de vida da cantora é dificil... mas de um público maioritariamente feminino já concordo.
ResponderEliminarChama-se vender o sonho Catarina L. :)
ResponderEliminarSim, se virmos por esse lado, é sem dúvida alguma vender o sonho, neste caso concreto o sonho da cantora Beyoncé, porque se vê o quanto ela lutou para chegar a onde chegou, e é sem dúvida alguma para mostrar que vale a pena tentar alcançar os nosso sonhos, que eles podem se tornar reais.
ResponderEliminar