sábado, 16 de maio de 2015

Caipirinha ou Vodka limão?

A Super Bock está novamente a destacar-se. Recentemente adicionou à sua gama de produtos um novo tipo de conceito através de um “mix” de bebidas. Como tal, lançou a Super Bock Mix Vodka Limão e Super Bock Mix Caipirinha, no qual, segundo a UNICER, o objetivo consiste em “ir ao encontro de um perfil de consumidor urbano, que gosta de sair à noite, de se divertir e de conviver com os amigos". Consequentemente, a organização pretende diferenciar-se dos seus concorrentes apostando num novo significado que para si se trata de “fusões de cerveja com bebidas inesperadas, que propõem uma nova experiência sensorial ao consumidor, pela sua composição única”.


 
Como se pode observar, as novas cervejas caracterizam-se pela cor azul e podem ser vendidas em diferentes locais de venda como bares, restaurantes e supermercados.








Ora, já sabemos que os consumidores estão constantemente à procura de produtos inovadores por isso é fundamental que marcas como a Super Bock tentem corresponder às suas expectativas com vista a não serem ultrapassadas.

Temos também vindo a verificar que cada vez mais as marcas não só precisam de se adaptar à mudança de hábitos de consumo como também têm que envolver os consumidores na sua atividade, visto que estes valorizam o facto de fazerem parte. Além disso, também vimos que apesar de o meio tradicional ter valor, o meio digital tem um elevado peso na geração net, principalmente no público-alvo jovem. Como tal, a comunicação do produto está a ser efetuada com recurso à hashtag #unlockatuanoite, através dos canais digitais onde a marca tem presença, nomeadamente o Facebook e o Youtube.

No entanto, a organização não está apenas a contar com o poder do word-of-mouse, mas também do word-of-mouth. Portanto, conforme se pode verificar no vídeo em baixo , de forma a divulgar, atrair potenciais consumidores e a promover a interação, foi realizada uma campanha em que se encontram frigoríficos diversificados por três pontos de encontro em Lisboa no qual só são abertos por uma pessoa caso esta esteja acompanhada. Desta forma, esta ação serve para dar ênfase ao significado de convívio e de partilha. Por conseguinte, pretende "vender" uma experiência inovadora ao público jovem em que estes desfrutam de “novos momentos e novas oportunidades”.

 
Assim, é possível afirmar que de certa maneira combinou o meio offline com o online, isto é, recorreu ao blended marketing para atingir o target pretendido. Deste modo, o que acham desta ideia? Vai ter adesão e o resultado pretendido?

Fonte: Jornal de Notícias

4 comentários:

  1. A inovação por parte das marcas pode ocorrer a partir de várias acções tidas pela mesma. No caso da Super bock, inovou a sua gama de produtos passando do tradicional para o "juvenil". Não nos podemos esquecer que a Sagres, concorrente directa da Super Bock, já lançou à algum tempo o sabor Limão na tentativa de alcançar este mesmo público-alvo. Será que a Super Bock quis inovar na tentativa de fazer face à concorrência? Relativamente à sua acção de marketing, penso que a junção dos dois canais pode trazer óptimos resultados (principalmente após a sua campanha anterior sobre a amizade) mas acredito que o Word-of-mouth seja o ponto mais forte aqui no sentido em que, se gostarem irão sempre relatá-la aos amigos. Não sei se vai ter a adesão pretendida por um lado porque existem pessoas que só querem o tradicional e por outro porque existe uma gama muito grande de produtos similares no mercado: Somersby, sagres limão, srminoff...

    ResponderEliminar
  2. A tentativa das marcas de cerveja inovarem é algo já bastante comum. A super bock principalmente já lançou a stout, a abadia, green, sem álcool, sem álcool preta, etc.

    Esta tentativa de "reinvenção da roda" é algo que pode funcionar, mas, no meu ponto de vista é uma tentativa de, por um lado atrair outros tipo de consumidores para o consumo da cerveja "normal" da marca e por outro de dar já ao tradicional consumidor, uma alternativa dentro do que ele já está habituado.

    No entanto, acho muito dificíl que este tipo de produtos se sobreponham à cerveja tradicional e, penso que, mais tarde ou mais cedo, vão acabar por desaparecer.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez a super bock se mostrou a pare das necessidades e desejos do seu público algo, assim como bastante inovadora e criativa. De facto, o seu design e técnicas de publicidade são bastante inteligentes e penso que terão resultados, por terem recorrido ao blended marketing, conseguindo abranger um público mais variado.
    Por outro lado, a ideia parece-me muito apelativa e era algo que muito possivelmente experimentaria. Realça, ainda mais, o sentido de partilha e de convívio, quando se bebe uma cerveja, sendo esta mais adequada para saídas à noite em grupos. O que me parece uma óptima ideia, visto que é nestas saídas que as pessoas tendem mais para experimentar bebidas novas. É algo bom para se tomar ocasionalmente, com os amigos, mas concordo com a ideia de que é algo passageiro, ainda que refrescante.

    ResponderEliminar
  4. O aumento da gama de produtos da marca trata-se claramente de uma tentativa de alcançar cada vez mais consumidores, numa altura em que muitos estão a abandonar a sua preferência pela cerveja tradicional pelas “bebidas da moda”. Nota-se inclusive a tentativa destes novos produtos se diferenciarem dos já existentes (através da cor da embalagem, por exemplo).
    Esta é mais uma campanha que demonstra a estratégia (cada vez mais usada pelas marcas) do blended marketing. Considero que neste caso foi uma aposta certeira, uma vez que as redes sociais são uma forma eficaz de comunicar com o consumidor (principalmente se tivermos em conta que o público-alvo da marca – jovens - são os principais utilizadores das mesmas) mas por si só podem não gerar o impacto pretendido. A campanha “offline” demonstra que a Super Bock está atenta aos gostos do seu público-alvo, pois trata-se de um modo original de dar a conhecer o produto (e obviamente que qualquer campanha que envolva oferta de produtos será certamente um sucesso).
    Como referido no texto, a Super Bock procurou assim adaptar-se aos novos gostos da população portuguesa, e para comunicar estes produtos apostou (e muito bem, a meu ver) nos canais com mais impacto no público-alvo. De notar ainda que, apesar de apelar a um nicho de consumidores ligeiramente diferente do tradicional, a campanha continua a passar a mensagem central da Super Bock: a importância da amizade e do convívio.
    No entanto, tal como referido nos comentários anteriores, já existem disponíveis no mercado muitas opções do género, pelo que o sucesso destas novas bebidas é para mim uma incógnita. Eu própria confesso que, até à leitura deste post, ainda não tinha tomado conhecimento da existência destes produtos ...

    ResponderEliminar