segunda-feira, 4 de maio de 2015

O GPS mais fofo do mundo!

Conhecem a marca internacional de calçado Hush Puppies? Mesmo que não conheçam pelo nome devem lembrar-se da sua mascote adorável, um Basset Hound. Esta marca é conhecida em todo o mundo pelo seu calçado casual e confortável.


A Hush Puppies Colombia lançou uma campanha publicitária muito original chamada GPS Hush Puppies - O Guia mais fofo do mundo. Em que um cão da raça Basset Hound, mascote da marca, está posicionado em pontos estratégicos com um sinal que diz GPS Husp Puppies - Não te percas Encontra uma Surpresa. Ele fica à espera que alguém vá ter com ele e leva a pessoa à loja Hush Puppies mais próxima. Ao chegar á loja o seu acompanhante terá direito a uma surpresa como calçado gratuito ou vales de desconto na loja.

Esta é uma forma quase obrigatória de levar o consumidor a entrar na loja, no entanto de uma forma que ninguém, que goste de cães e animais no geral, poderia considerar invasiva, pois essa manobra está camuflada de mistério e fofura.

Atualmente, a dificuldade em chamar a atenção do consumidor, como já vimos na aula e em diversas publicações aqui no blog, leva a que as empresas tenham de ser cada vez mais criativas de forma a captar a atenção do consumidor. Assim, ultimamente, surgem muitas campanhas em ruas de grandes cidades, que recorrem à interação do consumidor através de experiências e apelando aos seus 5 sentidos. Este é mais um desses exemplos.

P.S. Eu levaria o cão para casa.

5 comentários:

  1. Mais uma ideia genial de publicidade aliada à experiência. É cada vez mais o futuro, será também cada vez mais desafiador e exigente para os marketeers. Quando é que vai haver aqui no Porto uma coisa destas? :D

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    1. Fico ansiosamente à espera desse dia Elisabete :D

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  2. A campanha está, de facto, muito bem conseguida. Aliar a mascote da marca à curiosidade dos consumidores só poderia ter bom resultado e foi uma excelente aposta para cativar os consumidores – que, como sabemos, são cada vez mais desatentos e pouco impressionáveis. Campanhas deste género contrariam e muito bem estas características, ao proporcionar uma experiência memorável ao consumidor – que, decerto, não se esquecerá do momento em que foi guiado por um cão até uma loja de calçado. Todo o desenrolar da situação – desde o facto de o cão saber até onde se dirigir, passando pela oferta de vales de desconto na loja – serve para causar no cliente o chamado efeito “WOW” e uma forte empatia com a Hush Puppies.

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  3. No meu ponto de vista a Hush Puppies nunca foi uma marca que despertasse a atenção quanto às suas publicidades, mas sem dúvida que desta não me vou esquecer.
    Acho que esta ideia foi muito bem estruturada e conseguida, principalmente para os amantes de animais, se bem que acho que não consegue deixar ninguém indiferente.

    Com esta publicidade a marca aliou a sua mascote a um fator surpresa: o sinal GPS, que promete levar quem quer que passe e sinta curiosidade, a viver uma experiência, neste caso visitar a loja e ganhar prémios.

    Adorava encontrar esta "publicidade" por cá!! Tal como tu, Ana, acho que também levava o cão para casa :)

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  4. Sem dúvida que é uma forma não intrusiva de atrair o consumidor, já que se trata de uma maneira original e engraçada de divulgar a marca e ao mesmo tempo reter os potenciais clientes sem que eles se sintam “perseguidos”.
    O facto de serem fornecidos vales de desconto poderá fazer com que estes potenciais clientes facilmente usufruam desses benefícios uma vez que é provável que toda a experiência envolvente no processo, desde o momento em que alguém vai ao encontro do cão até à entrada na loja, seja valorizada. Além disto, a possibilidade de se receber calçado gratuito faz com que seja uma forma rápida e eficaz de divulgar o word-of-mouth.
    Como tal, a Hush Puppies Colombia consegue alinhar a sua estratégia com a eventual satisfação dos clientes.
    Ora, já sabemos que os clientes atuais não gostam de publicidade push, portanto é importante que as marcas se adaptem às novas exigências e utilizem recursos criativos ao ponto de os consumidores se identificarem com elas e consequentemente adquiram os seus produtos.
    Assim, visto que estamos perante uma geração que não é fiel, este é um bom exemplo que demonstra que existe maior aderência por parte do público-alvo quando se apela ao seu lado emocional por contrapartida às publicitações tradicionais.

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