sexta-feira, 3 de junho de 2016

DeepText: Decifrar publicações no Facebook

Recentemente, a empresa anunciou um novo mecanismo de processamento de linguagem artificial inteligente, designada “DeepText”. Aplica-se uma técnica de ciência da computação denominado “deep learning” com o objetivo de compreender a linguagem humana, no que poderá  resultar em grandes avanços em produtos mais populares do Facebook, a partir do messenger para o feed de notícias. Hussein Mehana, diretor do departamento de engenharia afirma que "este é um passo em direção à construção de máquinas que podem comunicar com os humanos de uma forma inteligente", como por exemplo, no messenger, o Facebook vai utilizar o “DeepText” para alimentar bots que poderão falar com os utilizadores como sendo um ser humano, ao invés de simplesmente oferecer um conjunto de respostas a consultas rotineiras.
O Facebook está apenas no início, no entanto, esta aplicação poderá ajudar a construir perfis mais detalhados consoante os interesses de cada utilizador, disponível em mais de 20 línguas.
Será também possível decifrar não só os textos mas também as imagens, por exemplo: um utilizador que publique a imagem de uma criança com um subtítulo “dia 25 de Maio”, a aplicação analisa este conjunto de dados e poderá classificá-la como “notícias de família” e direcionar para os utilizadores que demonstraram interesse nas suas últimas publicações relacionadas com o tema.
O Facebook não é a única empresa que trabalha “deep learning” e a compreensão da linguagem, porém, é a única que aplica a mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

Pensávamos nós que o Facebook sabia tudo sobre nós!


Sem comentários:

Enviar um comentário