domingo, 19 de março de 2017

Jovens cada vez mais valorizados

Olá a todos! A verdade é que nem toda a gente é fã de Youtubers, nem toda a gente tem paciência para perder o seu tempo a ver a vida dos outros. No entanto, são cada vez mais jovens, que tentam entrar no mundo do Youtube, criando os seus próprios canais, que, aos poucos, com a divulgação que vão fazendo nas suas redes socias (que como já sabemos, são um ótimo meio de divulgação, seja do que for), conseguem crescer e chegar aos olhos de muita gente.

A titulo de exemplo, vou deixar aqui um link em que podem ver quem são os Youtubers Portugueses mais influentes, contanto com inúmeros subscritores: http://www.dn.pt/sociedade/interior/o-top-10-dos-youtubers-portugueses-5602489.html. Conseguem ter um elevado número de visualizações e por isso são diversas as marcas que procuram estes pequenos adultos para a divulgarem.

Estes Youtubers mostram diversos assuntos, uns mais direcionados para beleza, outros para roupa e acessórios, para viagens, para jogos, entre outros assuntos. Muitos deles complementam a sua conta, com blogs, e criam as suas próprias listas no Spotify por exemplo, alguns ainda têm os seus próprios livros.

Com as marcas, conseguem ir a eventos, têm várias amostras, ganham viagens, e ainda com isto, muitas vezes conseguem premiar os seus subscritores através de concursos que fazem, dando essas amostras, produtos de varias marcas, e até conseguem levá-los nas suas viagens.

Vou falar-vos de alguns casos, que eu própria conheço, que acho que são de admirar.

- Catarina Filipe, com 21 anos, já tem mais de 100.000 subscritores, no último mês, ganhou uma viagem a Amesterdão, para ver o concerto do Drake, e pode levar consigo uma subscritora.

- Paulo Sousa e Sofiabbeauty foram uns dos Youtubers escolhidos para representarem o festival Meo Sudoeste no verão passado, juntamente com outros. A iniciativa representa a primeira vez, em Portugal, em que um festival de musica apoia a sua comunicação em Youtubers. Eles próprios até, juntamente com a RFM desenvolveram uma música própria para alertar sobre o evento. (http://marketeer.pt/2016/07/18/youtubers-vao-comunicar-meo-sudoeste/).

- A Maria Vaidosa (Mafalda), ganhou o prémio de melhor vlogger do ano de 2016. Também ganha muitas viagens, para Paris por exemplo, que também levou consigo uma subscritora para assistir ao concerto do Thw Weeknd.

- A marca Tezenis, tem uma secção no seu site, que mostra o "estilo" de algumas bloggers com a sua roupa, como o caso de Mafalda Castro, e Barbara Inês, entre outras, em que neste momento estão em Miami a promover a marca.

- Por fim, só queria destacar uma menina de apenas 16 anos, Sofia Barbosa (Sofiabbeauty) que foi até Los Angeles, representar Portugal nos Nickelodeon Kids’ Choice Awards 2017. Sendo eleita a grande vencedora do primeiro título nacional de “Youtuber Português Favorito” dos Nickelodeon Kids’ Choice Awards 2017.

O que acho impressionante, é mesmo o facto de serem pessoas tão novas, e conseguirem ter tanto sucesso. Serão estes o grande futuro? Para não falar, que a criação de grandes marcas como o Facebook, foi desenvolvida por um estudante. 

Resultado de imagem para youtubers portugueses

2 comentários:

  1. Olá Joana! E lá está a SofiaBBeauty...! O recurso a youtubers, instagrammers ou bloggers revela-se realmente uma alternativa viável, eficaz e barata de promover as marcas. Estas “estrelas virtuais” são pessoas comuns que não são celebridades, mas que se tornaram influenciadoras em determinada área. O facto de serem pessoas mais acessíveis do que as figuras públicas incrementa o engagement e promove o desenvolvimento de uma relação de proximidade da marca com os fãs. Uma vez que não se encontram diretamente associados à publicidade, assim como o facto de o público confiar mais facilmente em pessoas do que em marcas,torna-os porta-vozes ideais. Além da redução do custo e do aumento da credibilidade, os influenciadores ajudam, também, a aumentar o SEO (Search Engine Optimization), já que a marca é frequentemente citada em sites de referência, acabando por ajudar a melhorar a classificação da marca numa pesquisa.
    Uma vez que os influenciadores têm especial impacto junto das gerações mais novas de consumidores, os Millennials, e uma vez que esse poder de influência deriva da identificação que estes consumidores desenvolvem com os influenciadores, é natural que a faixa etária seja muito parecida!

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  2. Este tópico também se pode relacionar com a grande evolução que se deu na relação dos consumidores com as marcas. Passamos de meros espectadores para consumidores envolvidos e hoje em dia há várias formas de termos impacto no sucesso das marcas. Por exemplo as diversas aplicações como o Tripadvisor ou o Zomato alimentam a partilha de informação e o poder da opinião dos consumidores sendo que muitos de nós já não experimentamos um novo restaurante sem primeiro verificar a classificação e feedback de quem já o experimentou.
    Acredito que este é o futuro uma vez que primamos pelo saber antes de experimentar ou comprar seja o que for. Na minha opinião os youtubers ou bloggers para além de serem uma forma das marcas serem mais conhecidas são também uma forma dos jovens arranjarem o seu próprio trabalho e de terem acesso a eventos que de outra forma poderiam não ter.

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