sexta-feira, 31 de março de 2017

Samsung reforça o lema "Do what you can't"

Já falamos neste blog sobre a parceria entre a Samsung e Casey Neistat na exaltação dos "criadores desta geração", os youtubers, no primeiro intervalo da edição dos Óscares deste ano. No spot publicitário a que se pode assistir em baixo, o youtuber celebra as personalidades que produzem vídeos porque gostam, com base em ideias originais, e termina afirmando "When we're told that we can't, we all have the same answer: watch me". Nos últimos segundos do vídeo, pode ler-se "Do what you can't".


Casey Neistat fez ainda upload de um vídeo no seu canal do Youtube, no dia 07/03, no qual defende com mais afinco este lema, que também vos deixo aqui:



Porém, também a Samsung decidiu dar continuidade à campanha, contando-nos a história de uma avestruz que, após usar uns óculos "Geral VR" da marca, ganha coragem e prática suficientes para conseguir concretizar o seu sonho de voar, capacidade que é fisicamente impossível para estes animais. No final deste clipe, a Samsung diz-nos "We make what can't be made. So you can do what can't be done. #DoWhatYouCant". É importante notar que, na descrição do vídeo, a marca deixa-nos uma mensagem adicional, que a coneta ainda mais à mensagem de que o impossível não existe: "O que acontece se recusares dar ouvidos ao que 'não pode ser feito'? A Samsung acredita que a única forma de atingir o impossível é recusando que alguma coisa o é."


Este vídeo foi publicado somente há 2 dias e está a fazer um enorme sucesso na internet, tendo já perto de 2,6 milhões de visualizações. O feedback dado pelo público nos comentários é bastante positivo, havendo quem diga que este é o melhor anúncio a que já assistiu, outros que afirmam que o vídeo é muito inspirador e há quem escreva, de forma entusiasmada, que a Samsung é a melhor.
Assim, conseguimos perceber que o facto de a Samsung ter usado uma estratégia de storytelling fez com que o produto que pretendem publicitar (os óculos de realidade virtual) se tornasse mais relevante para as pessoas, porque inspirou-as a se desafiarem, tendo-lhes sido mostrado como é que esta inovação tecnológica pode contribuir para uma vida melhor. E como o produto é apresentado de forma subtil e não invasiva, facilita-se o estreitamento da relação empresa-consumidor e desenvolve-se o envolvimento necessário para fomentar vendas de uma maneira indireta, subjetiva e muito mais emocional. Isto ao mesmo tempo em que a Samsung consegue atrair mais fãs e fidelizar melhor aqueles/as que já a seguiam, talvez numa tentativa de reduzir o escândalo associado à explosão de telemóveis da marca.

O que é que vocês acham desta publicidade? Parece-vos ser eficaz?


Fontes:
http://www.novaescolademarketing.com.br/marketing/o-que-e-storytelling/
http://tabonito.tv/samsung-realiza-o-sonho-de-uma-avestruz-que-nao-sabia-que-podia-voar

4 comentários:

  1. Ola Inês!

    Primeiramente, congratular-te por este post que, no fundo, tem uma conotação pedagógica por me levar a aceder a informação sobre uma temática pouco explorada por mim, no quotidiano, sendo este um bom momento para refletir.

    As estratégias publicitárias das marcas são algo que nos invadem a cada segundo, pelos mais variados canais visuais, algo que sempre encarei com desconfiança e com pouco deslumbramento precisamente para não me levar a impulsos que podem ser desastrosos no futuro (ex. do escândalo das baterias que está associado às opções económicas da marca e que não chegam ao consumidor). É certo que há anúncios publicitários que nos inspiram, que ficam no ouvido e que nos levam até a traulitar…os vídeos supramencionados são exemplo vivo disso, principalmente o mais recente. Sublinho na integra a subtiliza do anúncio, carregada de uma conotação humanista que apela à sensibilidade de cada indivíduo/a e que o leva a entrar num mundo cheio de possibilidades, onde a adrenalina provoca grandes sensações, preferindo sem dúvida este tipo de publicidade em detrimento daquela extremamente incómoda de apelo à compra desregrada. No entanto, deixo a questão: até que ponto esta aposta visual é acompanhada por uma aposta rigorosa na qualidade? Sem dúvida, o marketing invade a nossa existência, mas a nossa existência não se deve subverter ao marketing!

    Obrigada,
    Mariana Mota


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana!
      Antes de mais, muito obrigada pelo teu comentário. Sim, a publicidade acabou por se tornar invasiva e, por isso, hoje, as marcas veem-se obrigadas a reinventar-se e a arranjar novas formas de chegar aos/às consumidores/as de formas mais subtis, envolvendo-nos mais ativamente, procurando criar uma relação mais próxima com o cliente. Não é por acaso que cada vez mais se veem empresas a lançarem passatempos para os quais tens de partilhar uma foto/vídeo/texto nas tuas redes sociais, por vezes com hashtags, porque isso não só te liga mais às marcas, como faz com que lhes faças publicidade gratuita. Isto e muitas coisas mais.
      Outra estratégia passa pelo storytelling, que, como expliquei no texto, passa por contar uma história com a qual o público se identifique (ou para a qual fique sensibilizado), que lhe desperte emoções. E ao vermos estes vídeos ainda pensamos que a Samsung é mesmo boa e uma marca de confiança, porque faz coisas boas, e temos mais vontade de seguir a marca porque a admiramos. E acho que a Samsung está a tentar chegar mais ao público e ser cada vez melhor precisamente para voltar a ser reconhecida como uma marca de qualidade, ultrapassando as situações negativas. Por isso, creio que a aposta visual é acompanhada por uma aposta rigorosa na qualidade, porque a Samsung sempre foi uma marca boa, mas que teve um percalço no passado.

      Eliminar
  2. https://www.tecteem.com/wapquick-tv-series-download-wapquick-tv-series/

    ResponderEliminar
  3. We have a lot of websites around the world but only a few are the best and I am here today to tell you one of the best sites where you can explore or find amazing things. Wapquick is one of the best sites we have today that offers to its visitors very pleasurable moments of life. How does it offer you great moments of life? It offers you pleasurable moments by providing you as a user or a visitor with the latest music, TV series, videos, images, and Android games............................................................................................Read More Here WAPQUICK
    https://www.techfiver.com/wapquick-download-movies-music-tv-series-images/

    ResponderEliminar