sexta-feira, 2 de junho de 2017

Burger King abdica do trono na Bélgica

A rede de fast-food Burger King está prestes a abrir seu primeiro restaurante na Bélgica e, para promover sua estreia, decidiu usar a família real do país numa ação de marketing. O problema é que o restaurante americano não pediu permissão à monarquia belga.


Ao visitar o site promocional do Burger King no país, o utilizador era convidado a participar de uma votação onde devia escolher “quem é o rei”: o Burger King ou o monarca do país, o rei Philippe. As pessoas que escolhessem o rei Philippe eram perguntadas duas vezes, se tinham a certeza, tendo "não" como a única opção.
Embora o Rei Philippe fosse representado por um desenho animado no site, a família real alega que deve aprovar qualquer uso de sua imagem, e um porta-voz da família real disse que o uso para fins comerciais não é aprovado.
Depois de uma conversa entre a marca e família real a marca decidiu terminar com a campanha, que era suposto durar até ao próximo dia 19 de Junho. A marca foi mais além e anunciou os resultados do concurso de popularidade, que foi ganho pelo rei belga com 51% dos votos. O Burger King assumiu a derrota e decidiu retirar “King” do logo da marca, no mercado belga. 

A verdade é que os marketeers sabem que têm que ter bastante cuidado no que diz respeito a ações com possível teor político. Com esta campanha a Burger King provavelmente pensou que, como representou o Rei Philippe através de um desenho animado, criaria um ambiente leve e engraçado, o que acabou por não acontecer. Apesar de a campanha ter criado muito buzz na imprensa e redes sociais e, mais tarde, ter retirado o nome “King” do logo da marca, não é por isso que não deixa de enfrentar o risco de potenciais consumidores se sentirem incomodados ou ofendidos.  

A questão fica no ar: terá ou não a controvérsia valido a pena? Só quem tempo a marca o saberá!

Links:
http://www.meiosepublicidade.pt/2017/05/entrada-da-burger-king-na-belgica-atinge-rei/
http://marketeer.pt/2017/05/30/burger-king-em-maus-lencois-com-a-monarquia-belga/
http://www.marketingdive.com/news/burger-king-abdicates-to-actual-king-of-belgium/444077/

http://marketeer.pt/2017/06/01/burger-king-abdica-do-trono-na-belgica/

Sem comentários:

Enviar um comentário