sexta-feira, 2 de junho de 2017

Será que o Branded Content é memorável?

De acordo com pesquisas da Prezi, a grande maioria dos consumidores lembram-se da informação apresentada em Branded Content (conteúdo de marca) por apenas três dias. Oitenta por cento dos consumidores disseram que se esqueceram da maioria da informação passados três dias, enquanto que, mais da metade disseram que não se conseguiam lembrar de uma única coisa.
O relatório Science of Attention descobriu que a chave para envolver um público millenial é conversar com eles, seja online ou pessoalmente. Sete em dez pessoas do grupo etário entre os 16 a 24 anos, concordam que para convencê-los a comprar de uma determinada marca é preciso que eles sentiam que interagiram e conversaram com a marca.
Embora o investimento em marketing de conteúdo esteja a atingir níveis recorde, grande parte desse conteúdo a falha no que diz respeito a atingir seu objetivo final, visto que, se a marca não consegue criar engagement com os consumidores nem fazê-los lembrar do conteúdo, então, estes também não serão influenciados nas suas perceções ou comportamentos na compra.
Dr. Carmen Simon responsável pela pesquisa, encontrou os três motivos mais comuns pelos quais os consumidores se esquecem do conteúdo: 55% considera o conteúdo irrelevante, 30% dos consumidores não têm motivação para se lembrarem, 30%  referem que simplesmente, não há muito conteúdo para a reter.
A Prezi também descobriu informações específicas sobre o conteúdo da apresentação: 50% das pessoas desligam-se nos primeiros doze minutos de uma apresentação de uma hora, baseada em slides. No entanto, as apresentações de conversas bidirecionais são muito mais efetivas, já que mais 77% sentiram que uma apresentação interativa os ajudaria a se lembrarem de mais informações. Além disso, quase metade dos consumidores (48%), referiram que estariam convencidos a comprar uma marca se sentissem que interagiram e conversaram com a marca.
Spencer Waldron, gerente regional da Prezi Next, disse: "Os Marketers sabem que o conteúdo pode ter uma influência incrivelmente poderosa nas perceções e nas decisões de compra. Mas, para que o conteúdo possa influenciar ou realmente criar essa venda, este precisa de manter a atenção da audiência e ser memorável. Do ponto de vista da apresentação, é preciso uma abordagem conversacional e usar a narrativa".
O Dr. Camen Simon disse: "Esta pesquisa descobriu que 87% das pessoas sentem que os comunicadores que envolvem os consumidores numa conversa os manterão focados e atentos. As conversas podem afetar a memória porque a troca frequente de estímulos impede o cérebro de habituação e oferece novidade. O cérebro goza do zumbido da novidade ".
Examinando os tipos de conteúdo mais memoráveis, a Prezi descobriu que:

· Conteúdo que "diz ao público algo novo" foi o mais memorável, ajudando 27% dos entrevistados a se lembrar de uma marca, seguido de conteúdo que ensina, inspira ou entretém (cada 25%).
· Cerca de metade (49%) dos consumidores dizem que o conteúdo que menciona algo bom que aconteceu ajuda-os a lembrá-lo a longo prazo.
· O vídeo é o melhor formato, escolhido por 37% dos inquiridos como memorável, seguido de artigos escritos (28%) e apresentações presenciais (21%).

Links:
https://www.digitaldoughnut.com/articles/2017/may/branded-content-is-forgotten-by-80-of-consumers
https://www.marketingtechnews.net/news/2017/apr/25/80-consumers-forget-branded-content-after-3-days/
https://www.warc.com/NewsAndOpinion/News/Branded_content_is_mostly_forgotten/38566
https://www.portada-online.com/2017/05/02/brand-marketing-research-80-of-consumers-forget-branded-content-after-three-days/

http://www.bizreport.com/2017/04/is-your-branded-content-memorable.html

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