sábado, 3 de junho de 2017

Pingo Doce aposta no colecionismo!


Terminou no passado dia 29 de Maio a campanha dos Super animais lançada pelo Pingo Doce em parceria com o Jardim Zoológico. O principal objetivo desta era sensibilizar as crianças para o mundo selvagem e as suas ameaças de uma forma didática e divertida uma vez que o público jovem é especialmente motivado pela excitação induzida pela possibilidade de ganhar prémios, aceder a jogos online, etc.

Como funcionou?
Por cada 10€ em compras, os clientes recebiam quatro cartas para completar a caderneta (esta teria de ser adquirida à parte) que continha informações sobre os respetivos animais e o seu habitat. Parte dos lucros obtidos a partir da aquisição da caderneta revertiam para o Fundo de Conservação do Jardim Zoológico.
Esta ação desenvolveu-se essencialmente via online, através do facebook, youtube e da app para android e IOS (onde é possível digitalizar as cartas, observar os varios animais em 3D e reproduzir os respetivos sons) mas também através do offline (televisão e folhetos).

A marca aderiu assim ao colecionismo e esta estratégia teve tanto sucesso que foi imediatamente replicada por outras cadeias de supermercados. O principal objetivo desde tipo de estratégia é criar lealdade nos consumidores, incitado pelo aumento de frequência de compra assim como garantir e estimular a continuidade de relação com os clientes habituais e a conquista de novos clientes. O sucesso desta estratégia deveu-se principalmente à capacidade de inovação e ao pioneirismo por parte do Pingo Doce. 

A App "Super Animais"
Através da app especialemnte criada para esta campanha, era possível a interação e o envolvimento do consumidor (neste caso das crianças) com a marca de uma forma mais interativa. Esta campanha tinha também um cariz solidário, o que acabava por apelar ao lado mais sentimental e altruísta dos consumidores. 

Estas eram as diversas funcionalidades da aplicação em questão:




Fontes:
  • http://www.briefing.pt/marketing/39668-animais-do-zoo-a-solta-no-pingo-doce.html#ixzz4ix1tFLUE
  • http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/o-pingo-doce-ajustou-posicionamento-so-what/
  • http://marketeer.pt/2017/04/17/animais-a-solta-no-pingo-doce/
  • https://play.google.com/store/apps/details?id=com.seamonster.SuperAnimalsPortugal&hl=pt_PT


1 comentário:

  1. Hoje em dia, ter preços baixos não chega, é preciso fidelizar clientes. Na minha opinião, nada melhor do que dirigir a estratégia para os filhos para levar os pais a comprar. É que as crianças não só já têm influência nas compras dos produtos como já escolhem o local onde os pais devem ir.
    Este tipo de estratégia acaba por envolver toda a família e amigos e que consegue envolver de tal forma o consumidor que é o próprio que cria grupos e websites de troca de cromos. (Exemplo: http://superanimais.magaworks.com/)
    Na verdade, se pensarmos, campanhas de redução de preços existem em todos os supermercados e acabam por se tornarem equivalentes. Com este tipo de estratégia de marketing infantil as empresas de distribuição acabam por encontrar uma forma de se diferenciarem.

    ResponderEliminar