sexta-feira, 9 de março de 2018

Jameson St. Patrick’s Bar: a importância de definir a audiência online

A marca Jameson Irish Whisky traz a Lisboa as comemorações da festa irlandesa St. Patrick’s Day. Para festejar e promover o Jameson Arraial St. Patricks, que vai na 3ª edição em Lisboa, a destilaria irlandesa pensou numa forma de chegar ao público português, presente no universo digital, e criou aquele que é, segundo a marca, o primeiro WhatsApp bar do mundo. A ideia é simples: reunir um grupo de amigos e reservar uma mesa neste bar virtual, disponível apenas na rede social WhatsApp, para beber um copo de Jameson, também este virtual.

Para ser cliente deste bar só é preciso inscrever-se através do site oficial, reservar uma mesa entre pelo menos 4 amigos e esperar que o barman os contacte. Quando sentados à mesa deste bar virtual, o barman vai lançando desafios a cada mesa e, por cada desafio completo, as mesas vão acumulando pontos que podem depois ser trocados por prémios exclusivos da marca. As cinco mesas com pontuação mais elevada ganham convites para o famoso Jameson Arraial St. Patrick’s, a 16 de março em Lisboa.

Os convites para a versão portuguesa desta tradicional festa da Irlanda só estão disponíveis através das redes sociais e agora através do Jameson St. Patrick’s Bar.


Este tipo de ação mostra a importância de reconhecer o target online (desde idade, género, demografia, etc) e perceber o que este procura (os seus interesses, necessidades e preocupações) para, por sua vez, saber como podemos chegar a ele. Respondidas estas questões, o passo seguinte é encontrar o que diferencia a nossa marca da concorrência e procurar uma forma de criar conteúdo com base no(s) elemento(s) diferenciador(es) que a sua audiência aprecie, fomentando simultaneamente o word-of-mouth

No exemplo em análise, a Jameson encontrou o seu target na rede social WhatsApp e baseou a sua origem irlandesa como elemento diferenciador para chamar a atenção da audiência. Segundo a Marketeer, o Jameson St. Patrick’s Bar já conseguiu chegar a 1300 pessoas e conta com cerca de 350 mesas reservadas até ao momento.

Esta ação é resultado da estratégia digital da marca, que reconhece o seu target e se posiciona numa rede social onde o mesmo está presente. Se o objetivo do Jameson St. Patrick’s Bar é juntar amigos para celebrar o St. Patrick's Day a escolha da aplicação WhatsApp como meio para chegar à audiência foi certeira até porque quem não tem grupos de amigos no WhatsApp?

Fontes:
http://marketeer.pt/2018/03/09/jameson-cria-bar-virtual-no-whatsapp/
http://anchovyinc.com/blog/how-to-define-your-target-audience/
https://conversionxl.com/blog/how-to-identify-your-online-target-audience/

1 comentário:

  1. A estratégia de Marketing lançada pela Jameson para o dia de St. Patricks, é um claro exemplo de Gamification.

    Numa era em que o consumidor tem cada vez mais informações ao seu dispor e onde é mais difícil captar a atenção do mesmo, a gamificação ou gamification, é uma forma de entreter e ao mesmo tempo atrair público para a marca.

    A gamification joga com um facto bastante conhecido sobre a mente humana, todos nós gostamos de atingir objectivos, ganhar recompensas e evitar ao máximo punições.

    Esta estratégia consiste em colocar aos consumidores pequenos desafios ou competições, onde no final se irá obter algum tipo de recompensa relacionada com a marca.

    O Gamification para além de permitir atrair e entreter o consumidor, também permite que seja o próprio a partilhar o conteúdo disponibilizado pela marca, tornando assim a publicidade mais credível mas também pode permitir que o consumidor gere conteúdo espontâneo, quer seja contra ou a favor da marca.

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