sexta-feira, 9 de março de 2018

McDonald's volta a surpreender com nova campanha

Pela primeira vez em 60 anos, a McDonald's virou o seu logótipo ao contrário, transformando o "M" de "McDonald's" num W de " Woman" como forma de celebrar o Dia da Mulher. Esta homenagem foi adotada por 100 restaurantes nos Estados Unidos da América.


A campanha foi apresentada na página do Twitter da marca, onde explicavam que viraram os seus arcos ao contrário como forma de celebrar as mulheres que escolheram a McDonald's para fazer parte da sua história. A marca aproveitou assim o uso das redes sociais como forma de tornar viral a sua campanha, que acabou mesmo por ser notícia em muitos jornais e canais televisivos.



A McDonald's selecionou Patricia Williams, uma proprietária de diversos restaurantes da cadeia, para que esta pudesse mostrar o sinal em forma de "W" no exterior da sua loja em Lynwood, na Califórnia.


A Diretora Global de Diversidade da empresa, Wendy Lewis, informou que a iniciativa servia essencialmente para "saudar as mulheres realizadas em todos os lugares, e especialmente nos seus restaurantes." E explicou ainda que os logótipos foram colocados ao contrário manualmente, e que para além desta iniciativa os funcionários do restaurante utilizaram também chapéus e t'shirts alusivos ao dia.

Contudo esta campanha foi também alvo de algumas críticas no Twitter, citadas pelo Mashable, como a de uma funcionária da McDonald's na Florida, Alexis Harris, que afirma: "Se a McDonald's quer valorizar as mulheres deve começar por proteger as que cozinham e vendem a comida da empresa todos os dias enquanto enfrentam assédio sexual e discriminação no trabalho."


Fontes:
https://www.dn.pt/media/interior/mcdonalds-virou-o-m-para-homenagear-as-mulheres-mas-nem-todos-viram-o-mesmo-9172639.html
https://twitter.com/MoveOn/status/971788216302006272?

1 comentário:

  1. No Brasil a ação que McDonald´s fez para o dia das Mulheres também sofreu algumas críticas.
    Havia um cartaz nas lojas a dizer:
    “Juntas podemos mais!
    Força feminina
    Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, hoje estamos operando com equipa 100% feminina neste restaurante”
    Logo muitas pessoas vieram a tona nas redes sociais dizendo que as mulheres haviam sido sobrecarregadas no dia, enquanto os homens estavam de folga.
    Diante da repercussão, a marca precisou vir a público dizer o que ocorreu: “Esclarecemos que não houve folga para os rapazes que trabalham nesses restaurantes. Todos trabalharam normalmente conforme suas escalas. Houve apenas uma troca de locais de trabalho entre eles, para que esses 20 restaurantes pudessem reunir apenas mulheres na operação. Lamentamos que alguns clientes tenham concluído a mensagem de maneira equivocada”.

    ResponderEliminar