quinta-feira, 22 de março de 2018

O voo das Corujas - qual voou primeiro?

Foi no dia 28 de fevereiro que a Super Bock apresentou uma nova cerveja: a Coruja.
Segundo a marca, esta é produzida em grande escala e com recurso a um processo inovador e primordial em Portugal, a técnica de dry hopping, contando também com ingredientes 100% naturais. Esta nova gama conta com as três variedades distintas: Session Saison, American Amber e India Pale Ale e representa uma nova aposta da marca no mercado das cervejas especiais, mas a preços acessíveis.

Segundo Bruno Albuquerque, diretor de marketing do grupo Super Bock, a designação Coruja advém de “características muito marcantes nas corujas, animais que simbolizam o conhecimento e o mistério, que quisemos transpor para as nossas cervejas, resultado do saber dos nossos mestres cervejeiros, mas também sinónimas de contemporaneidade e de esta nova perspetiva e apetência do consumidor para experimentar a diversidade desta bebida”.
Responsável pela campanha de publicidade ficou a empresa Solid Dogma que promoveu a marca através de suportes de rua e também nas plataformas digitais.
Poucos dias após esta, surgiram vários mupis grafitados por alguém que se intitula, também, como Coruja e que acusa a Super Bock que lhe roubar a identidade: "Super Bock, três cervejas com o meu nome e nem um obrigado? A Coruja sou eu. Já que não me convidaram, colei-me à vossa festa. Assim fica bem mais fixe. É uma espécie de royalties pelo hijack do nome."

                           

Apesar de, deste a apresentação desta nova gama, o mistério estar presente e ser assumido como característica marcante, a realidade é que uma nova dúvida paira no ar: terá a Super Bock roubado a identidade a um artista de rua ou não será uma manobra de marketing? Não podemos ignorar que um dos fundadores da empresa, responsável pela campanha promocional, seja nada mais nada menos do que Vhils, reconhecido artista urbano português pelos seus “rostos” esculpidos em paredes.


Não sendo uma manobra de marketing, a verdade é que a Super Bock aproveitou esse buzz criado à volta do tema e respondeu com fair-play, tendo-se criado marketing viral à volta do assunto. Desta forma, aproveitou o Facebook oficial da marca para procurar o artista e convidá-lo para uma cerveja, assim como fez novos cartazes publicitários alusivos ao tema:



Quem também beneficiou do Word Of Mouth (WOM) foi o artista que viu o seu número de likes aumentar, sendo que muitos dos novos “seguidores” afirmam que só o conheceram através dos posts da Super Bock, havendo também quem duvide da veracidade do “plágio”:


A rapidez de resposta da Super Bock, nomeadamente com novos suportes de rua, adensa a teoria de que tudo não passa de uma manobra publicitária. Até porque, é das marcas portuguesas que mais aposta em marketing, o que lhe tem trazido elevado retorno, designadamente, nas redes sociais.
Aguardamos o desenvolvimento da história.

Fontes:

http://marketeer.pt/2018/02/28/super-bock-levanta-voo-com-cerveja-coruja/

2 comentários:

  1. De facto, o nome escolhido, independentemente da "polémica" gerada, foi adequado para o lançamento da nova cerveja e leva realmente a um certo mistério.
    Relativamente ao caso viral em questão, penso que qualquer das formas a SuperBock esteve muito bem,caso tenha sido uma manobra de marketing foi brilhante, pois pôs os consumidores confusos e com vontade de saber mais sobre esta questão, levando a marca a correr as bocas de Portugal. No caso de ter realmente "roubado" o nome ao artista também conseguiu dar a volta, respondendo com fairplay e tirar partido disso.

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  2. A Super Bock soube aproveitar muito bem o Word of Mouth acerca da sua nova cerveja Coruja e, no lançamento de um produto novo, é isso mesmo o que se pretende: ter os consumidores a falar sobre ele. A história desenvolve-se e afinal não é apenas um artista de rua chamado Coruja, o tema da primeira polémica, mas são sim nove os artistas que integram a campanha de lançamento da nova cerveja.
    É uma aposta em arte urbana, uma estratégia que já faz parte do histórico da marca. Se primeiro quis criar buzz e curiosidade à volta do novo produto, agora mostra que o intuito é apoiar e apostar em artistas urbanos como promoção da cultura. Conhecem-se já alguns dos projetos diretamente relacionados com a Coruja, como uma exposição de trabalhos dos nove artistas associadas a esta cerveja e um Prémio “Coruja para as Artes” para apoiar novos talentos, entre muitas outras iniciativas. Esta é uma abordagem irreverente da marca que mostra também a sua preocupação com responsabilidade social, através da aposta em arte urbana, cultura e em novos artistas.

    https://www.dinheirovivo.pt/buzz/galeria/coruja-para-as-artes-e-o-novo-premio-da-super-bock/

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