sábado, 10 de março de 2018

Potenciar negócios através das redes sociais

Numa economia que virou digital as marcas enfrentam um novo tipo de consumidor global, mais conectado, com uma vida mais rápida e que dão preferência a tudo o que é agora e num período curto de tempo. A conetividade mudou o Marketing reduzindo os custos de comunicar e globalizando a mensagem transmitida.
As redes sociais trouxeram a oportunidade do empoderamento do indivíduo ao nível da comunicação sendo que, atualmente, basta ter originalidade para se conseguir capitalizar um negócio com base numa boa comunicação ao nível.

Nusret Gökçe é Salt Bae.
A carreira deste chefe turco começou em 2010 com a abertura de um restaurante em Istambul mas teve o seu momento mais marcante em Janeiro de 2017 com a publicação de um vídeo onde mostrava o talhante a cortar carne e a temperá-la de uma forma especial.


O vídeo foi visto por 10 milhões de pessoas tornando-se rapidamente num fenómeno nas redes sociais. Com a rápida ascensão a nível de popularidade, o chefe abriu dois restaurantes nos Estados Unidos, em Miami e em NYC, preparando-se para abrir um outro em Londres.
Atualmente a sua conta de Instagram conta com quase 12 milhões de seguidores onde são publicados com regularidade pequenos vídeos do chefe a cortar carne de diferentes formas, terminando sempre com a sua forma peculiar de a temperar. Este fenómeno leva os seus consumidores a dirigirem-se aos restaurantes para terem a oportunidade de presenciar a técnica do chef.

Este é um exemplo de como não é necessário investir dezenas de milhares de euros/dólares em campanhas publicitárias. Basta um smartphone e ser original.

Fontes:
www.ft.com/content/4c12d380-21c9-11e8-9a70-08f715791301
en.wikipedia.org/wiki/Salt_Bae
https://lifestyle.sapo.pt/fama/noticias-fama/artigos/carne-e-com-ele-conheca-melhor-salt-bae-o-fenomeno-da-cozinha

1 comentário:

  1. De facto, as redes sociais têm muito impacto no ganho de novos clientes.
    No caso da restauração, uma simples foto de um prato delicioso pode atrair novos clientes e dar a conhecer muitas das novidades do estabelecimento.
    O uso do Facebook ou Instagram para publicitar os seus produtos é, sem dúvida, uma estratégia de marketing que deve ser utilizado por uma empresa de restauração porque, para além de ser um investimento barato, proporciona uma proximidade muito maior entre a empresa e o público. É como criar uma comunidade, onde são partilhados os diferentes pratos e onde os clientes podem dar a sua opinião.
    Também o TripAdvisor é um excelente meio para conseguir publicidade direta, ganhar visibilidade e atrair novos clientes através do método de passa palavra no mercado da restauração. Os utilizadores avaliam e deixam a respetiva avaliação do estabelecimento e podem colocar perguntas sobre o restaurante. Assim, o estabelecimento pode ser valorizado ou pode melhorar através da análise das observações do cliente.
    Afinal de contas, um estabelecimento que publique uma foto ou um vídeo, que nos deixa com água na boca, não pode deixar de ser visitado.

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