sábado, 25 de maio de 2019

4Ocean: let’s end the ocean plastic crisis together.


Tudo começou quando dois amigos, Alex e Andrew, viajaram para Bali com a expectativa de encontrarem praias de areia branca como fundo de umas férias de surf.

No entanto, o cenário que encontraram na Indonésia mudou completamente o rumo dos dias de aventura que tinham planeado: em vez de areia branca os dois amigos encontraram praias repletas de lixo e o oceano com que tanto sonharam estava repleto de plásticos que dificultavam a prosperidade da vida marinha e sobrevivência daqueles que viviam do mar.

Chocados com experiência em Bali os dois amigos criaram em 2017 a 4Ocean: uma empresa que se dedica à limpeza das costas e oceanos.

Apesar de Alex e Andrew terem estabelecido um objetivo desafiante e difícil de concretizar, a verdade é que ao longo dos últimos anos a marca criou uma verdadeira comunidade à sua volta, que 
se comoveu com a história que motivou os dois fundadores e com a sua vontade de mudar o mundo!


A comunidade foi crescendo, muito pelo efeito rede, e o negócio começou a assumir uma nova dimensão: começou a associar-se com outras instituições que lutam pela subsistência de espécies ameaçadas pela existência de plásticos e lixo nos meios aquáticos através da venda de pulseiras inspiradas nos animais e que são feitas com os materiais recolhidos pela 4Ocean.  


Recentemente, a marca apostou numa nova campanha, partilhando a sua história e projetos atuais em pequenos vídeos promocionais no youtube. O conteúdo dos vídeos capta facilmente o nível de atenção daqueles que os veem: as imagens são fortes aliadas com as palavras certas, criando níveis de identificação com a audiência, ainda que esta não tenha uma sensibilidade ambiental apurada.

A campanha está então dirigida para uma nova geração de consumidores, que estão desejosos de participar em projetos criativos que lhes permitam ter um sentimento de pertença.


A 4Ocean é desta forma um exemplo de como as redes sociais, como o youtube e instagram, podem funcionar para promover e contar a história de um projeto social que começou apenas como uma brincadeira de dois amigos e hoje assume um papel importante na sensibilização para manutenção da vida marinha em diferentes países.

É um projeto que acolhe comunidades, que o descobrem pelas histórias e projetos partilhados nas redes, e que o ajudam a difundir cada vez mais, convidando cada um a participar nele da forma que melhor conseguir: seja através da compra das pulseiras que vendem, da partilha ou participação nas suas ações ou através de escolhas simples, como a de assegurar o fim ambientalmente correto das embalagens que usamos, de forma a que estas não sejam um dos plásticos que a 4Ocean encontre amanhã.

(Para todos aqueles que desejem fazer parte desta comunidade, por favor clicar aqui)

1 comentário:

  1. A venda de cada pulseira corresponde a um quilo de lixo que é removido dos oceanos. Uma iniciativa tão pequena mas que pode gerar tanto impacto!
    Vejo que a 4Ocean opta por um marketing tribal, puxando o lado mais emocional do seu público. Ou seja, quem compra e usa essas pulseiras acaba por ter o sentimento de pertença a uma comunidade que possui objetivo comum, limpar o oceano e lutar por um planeta terra melhor. Muito bom!

    ResponderEliminar