domingo, 26 de maio de 2019

Gestão de serviços, juntos e shallow now!

Já todos devem ter ouvido a famosa música de Lady Gaga e Bradley Cooper para o filme "A star is born", que lhes rendeu um Óscar, 1 Globo de Ouro, 2 Grammys e a 1.ª posição no aclamado ranking Bilboard Hot 100.


Lançada em setembro de 2018, a música voltou à ribalta, desta vez pelas mãos da cantora brasileira Paula Fernandes, que em dueto com Luan Santana fizeram uma cover no mínimo controversa. A tradução menos bem conseguida e até contraditória face ao verso original “We’re far from the shallow now” tem sido alvo de paródia, especialmente nas redes sociais:
“Diga o que te fez sentir saudade
Bote um ponto final
Cole de uma vez nossas metades
Juntos e shallow now”


Foram criadas as hashtags #juntoseshallownow e #morreuumaestrela que, apenas entre Instagram e Twitter, somam mais de 45.000 publicações e legendam as reações mais divertidas dos internautas:






Uma developer criou até o filtro "Juntos e Shallow Now" para as stories do Instagram:


As marcas não ficaram indiferentes e decidiram entrar no jogo! Desde as sempre atentas Coca-Cola, Burger King e MacDonals às marcas com comunicação específica para o Brasil, a criatividade está à vista:



A mais interessante, no meu ponto de vista, foi mesmo a reação da Uber Brasil, que trocou o nome da opção de partilha "Juntos" por "Shallow Now":


O mais curioso é que a repercussão da paródia que se instalou na internet não se refletiu na cover brasileira, mas na música original, que voltou ao top 10 do Brasil.

Em Portugal o fenómeno não teve expressão, excepto pelas mãos do Mestrado de Gestão de Serviços cujos alunos, juntos com colegas de outros cursos, provam que os conhecimentos de web marketing não são superficiais*.


*shallow

Fontes:

1 comentário:

  1. Olá, Catarina

    Este post é um ótimo exemplo do chamado marketing viral.
    As marcas que mencionas aproveitaram-se do facto desse verso da cover do Brasil ter sido partilhado de forma espontânea, quase epidémica, criando um buzz mundial.

    Certamente que ao "entrarem no jogo" conseguirão dar a conhecer os seus produtos ou serviços de forma indireta, recebendo, em troca, imensas partilhas dos seus conteúdos no espaço de dias ou até mesmo horas.

    Bom trabalho!

    ResponderEliminar